RESUMO DE TCC: VIABILIDADE DE USO DA TAIPA DE PILÃO EM RESIDÊNCIAS CONTEMPOR NEAS EM BELO HORIZONTE

Autores

  • Jhade Cunha Vimieiro UFMG
  • Sofia Araújo Lima Bessa UFMG

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2022.v8.n3.173%20-%20174

Resumo

A partir da década de 1970, com o debate acerca dos problemas ambientais no mundo, houve um aumento da discussão sobre a prática da sustentabilidade em diversos ramos de atividades, inclusive a construção civil. O uso de sistemas construtivos sustentáveis apontam como uma das soluções para os problemas ambientais. A arquitetura de terra engloba técnicas construtivas sustentáveis milenares que empregam material do próprio ambiente no qual a edificação será construída. Este trabalho propôs, portanto, o uso da taipa de pilão como técnica construtiva em residências contemporâneas para classe média na cidade de Belo Horizonte, situada na região Sudeste do Brasil. A partir de estudos de caso, obras análogas foram analisadas para auxiliar na proposta de projeto. Buscou-se compreender a técnica e analisar, por meio de diagnósticos de padrões, a tendência construtiva nos bairros da cidade, além da viabilidade de uma construção com tipologias semelhantes na cidade de estudo. Para assegurar a exequibilidade do sistema construtivo com taipa de pilão, foram coletadas amostras de solo, do terreno escolhido, e realizou-se a caracterização física por meio de ensaios de granulometria, limite de plasticidade e limite de liquidez. Aliado a estratégias bioclimáticas, componentes construtivos sustentáveis e equipamentos de fonte alternativas de energia, foi proposto um projeto habitacional em consonância com as características climáticas da cidade. Como resultado, pode-se analisar que o solo foi adequado para a técnica, o que viabiliza a construção. Além do mais, pode-se analisar a viabilidade construtiva da taipa de pilão em habitações contemporâneas situadas em cidades brasileiras.

Referências

MILANI, A. P. S.; MAIS, M. M. Uso de aditivos químicos para redução de energia de compactação na execução da taipa de pilão. TerraBrasil, Rio de Janeiro, ano 7, p.68-74, outubro. 2018.

NEVES, C; FARIA, O. B. (Org.). Técnicas de construção com terra. Bauru, SP: FEB- UNESP/PROTERRA, 2011. 79p. Disponível em <http://www.redproterra.org> . Acessado 12/10/2020.

NITO, M. K.S. Sistemas construtivos em terra crua: panorama da América Latina nos últimos 30 anos e suas referências técnicas históricas. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2015.

OLENDER, M.C.H.L. A técnica do Pau-a-pique: subsídios para a sua preservação.2006. Dissertação (Pós graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2006.

Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT. NBR 10833 (2012): Fabricação de tijolo e bloco de solo-cimento com utilização de prensa manual ou hidráulica. Brasil.

Downloads

Publicado

2022-05-31

Como Citar

Vimieiro, J. C., & Bessa, S. A. L. (2022). RESUMO DE TCC: VIABILIDADE DE USO DA TAIPA DE PILÃO EM RESIDÊNCIAS CONTEMPOR NEAS EM BELO HORIZONTE. IX Sustentável, 8(3), 173–174. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2022.v8.n3.173 - 174

Edição

Seção

Graduação, Iniciação Científica e Pós-graduação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)