RESUMO DE DISSERTAÇÃO: OS KAXINAWÁ DO ACRE E OS LIVROS DA COLEÇÃO AUTORIA INDÍGENA: UMA ANÁLISE EM DESIGN EDITORIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2021.v7.n4.173-174

Resumo

No propósito de contribuir para a formulação e desenvolvimento de questões pertinentes à configuração de impressos voltados para difundir, adequada e sensivelmente, culturas ancestrais, a dissertação analisa detalhadamente o componente gráfico dos livros de autores da etnia Kaxinawá que integram a “Coleção Autoria Indígena”, publicada pela Comissão Pró Índio do Acre, CPI-AC, organização da sociedade civil que atua no campo dos direitos indígenas.

Biografia do Autor

Rayza Mucunã Paiva, FAU - USP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Mestre em design pelo programa de pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2020), graduada em de Desenho Industrial - habilitação em programação visual, pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014). Desenvolveu pesquisas na área de design editorial, livros de autoria indígena, memória gráfica capixaba, design instrucional e publicações alternativas (fanzines). Participa de um coletivo de experimentação gráfica através do qual publica diversos fanzines, além de ministrar oficinas sobre o tema. Possui experiência profissional em criação visual e design de informação e já atuou como educadora social na área de artes visuais. Vencedora do 2º Prêmio Ronaldo Barbosa de Design Gráfico Universitário, em 2012. 

Cyntia Santos Malaguti de Sousa, FAU - USP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Desenhista industrial pela Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1980) e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor - pesquisador da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, junto ao curso de graduação em design e ao Programa de Pós-Graduação em Design. Tem experiência profissional na área de Desenho Industrial e desenvolve pesquisas relacionadas aos seguintes temas: design para sustentabilidade, gestão do design e cultura material.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2021-08-23

Como Citar

Paiva, R. M., & de Sousa, C. S. M. (2021). RESUMO DE DISSERTAÇÃO: OS KAXINAWÁ DO ACRE E OS LIVROS DA COLEÇÃO AUTORIA INDÍGENA: UMA ANÁLISE EM DESIGN EDITORIAL. IX Sustentável, 7(4), 173–174. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2021.v7.n4.173-174

Edição

Seção

Graduação, Iniciação Científica e Pós-graduação