IMPACTO AMBIENTAL DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE GESTÃO MULTIFUNCIONAL (CITEGEM) SOBRE A NASCENTE DO LAJEADO ERVAL NOVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2022.v8.n1.158-167

Palavras-chave:

Contaminação da água, Aterro sanitário, Avaliação de contaminação

Resumo

Objetivou-se avaliar a influência do aterro sanitário do Consórcio Público CITEGEM, localizado no município de Bom Progresso/RS, sobre a nascente do Lajeado Erval Novo. A distância entre o Consórcio e a nascente é de 280 metros. A possibilidade de impacto ambiental do aterro é objeto de insegurança uma vez que o Lajeado Erval Novo é o manancial que abastece a população do município vizinho. Utilizou-se para o diagnóstico laudos analíticos da qualidade da água da nascente, do solo na área do CITEGEM, bem como da rede de monitoramento das águas subterrâneas instaladas no Consórcio. A investigação resultou na constatação de que o fluxo das águas subterrâneas não apresenta indicativos de deflúvio de contaminantes provenientes do aterro e as análises de solo não apontaram a infiltração de contaminantes. Contudo, a nascente do lajeado Erval Novo está fora dos padrões de potabilidade para indicadores característicos de contaminação proveniente de atividades agropecuárias.

Biografia do Autor

Luma Schervenski Tejada, UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Luterana do Brasil (2011), Especialização em Elaboração de Projetos para Gestão de Recursos Hídricos (IFCE, 2016), além de formação e habilitação como técnica em química. É graduanda no curso Bacharelado em Agronomia (UERGS). Atua profissionalmente como engenheira ambiental, é responsável técnica pelo Consórcio Público de tratamento e destinação final de resíduos sólidos urbanos CITEGEM, é engenheira ambiental na Prefeitura Municipal de Bom Progresso/RS. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Saneamento Ambiental, atuando principalmente com o tema resíduos sólidos e contaminação de recursos hídricos.

Carla Arcoverde de Aguiar Neves, IFSC - INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA

Possui graduação em Desenho Industrial - Habilitação em Projeto de Produto e Programação Visual pela Universidade do Estado de Santa Catarina / UDESC (2001), mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina / UNISUL (2006) e doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção / PPGEP da Universidade Federal de Santa Catarina / UFSC (2015), com área de concentração em Engenharia de Produto e Processo. Atua como professora efetiva do Curso Superior de Tecnologia em Design do Produto no Instituto Federal de Santa Catarina / IFSC.

Referências

AMARAL Luiz Augusto do, FILHO Antônio Nader, JUNIOR Oswaldo Durival Rossi, FERREIRA Fernanda Lúcia Alves e BARROS Ludimilla Santana Soares. Água de consumo humano como fator de risco em propriedades rurais. Rev Saúde Pública USP 37(4):510-4. Disponível em http://www.rsp.fsp.usp.br/. (2003)

ASSOCIAÇÃO Brasileira de Normas Técnicas. NBR13896. Estabelece os critérios mínimos exigíveis para projeto, implantação e operação de aterros de resíduos não perigosos. Rio de Janeiro: 1997.

AVELAR, Solange de Andrade. Avaliação do Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos do Município de Coronel Fabriciano – MG. Originalmente apresentada como dissertação de mestrado. Centro Universitário de Caratinga. Caratinga: 2006.

BRASIL. Lei n° 12.305, de agosto de 2010. Institui a Política Nacional dos Resíduos Sólidos. Brasília: 2 ago. 2010.

BRASIL. Portaria Ministério da Saúde nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011. Dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Brasília: 12 dez. 2011.

CELERE, Mariana Smidt; OLIVEIRA, Aline da Silva; TREVILATO, Tânia Maria Beltramini e MUNÕS Susana Inês. Metais presentes no chorume coletado no aterro sanitário de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil, e sua relevância para saúde pública. Caderno Saúde Pública. Rio de Janeiro. Abr, 2007.

GIMENO, García; ANDREU, V e BOLUDA, R. Heavy metals incidence in the aplication of inorganic fertilizers and pesticides to rice farming soils. Enviromental Pollution. Kindlington, v. 92, nº1, pg 19-25. 1996.

JUCÁ, José Fernando Thomé, OLIVEIRA, Fernando Jorge Santos. Acúmulo de metais pesados e capacidade de impermeabilização do solo imediatamente abaixo de uma célula de um aterro de resíduos sólidos. Eng Sanit Ambient 9:211-7. Jun/set 2004.

OLIVEIRA, Selene de. Avaliação de parâmetros indicadores de poluição por efluente líquido de um aterro sanitário. Artigo técnico publicado no periódico Eng.Ambiental e Sanitária. Vol. 9 – nº 3. Jul-Set. 2004.

MERTEN, GH. e MINELLA, JP. Qualidade da água em bacias hidrográficas rurais: um desafio atual para a sobrevivência futura. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, vol. 3, no. 4. 2002.

RAMALHO, Jair Felipe Pereira Garcia et al. Contaminação da Microbacia de Caetés com Metais Pesados Pelo Uso de Agroquímicos. Pesq. Agrop. Bras., volume 35, pg 1239-1303, jul. 1999.

RESENDE, Álvaro Vilela. Agricultura e qualidade da água: contaminação da água por nitrato. Documentos ISSN1517-5111. Embrapa – Ministério do Desenvolvimento Agrário. Planaltina/DF. 2002.

TERZAGHI, K., e Peck, R.B.. Mecânica dos solos na Prática da Engenharia. Segunda Edição: John Wiley & Sons, Nova York. 1967.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2021-12-01

Como Citar

Tejada, L. S., & Neves, C. A. de A. (2021). IMPACTO AMBIENTAL DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE GESTÃO MULTIFUNCIONAL (CITEGEM) SOBRE A NASCENTE DO LAJEADO ERVAL NOVO. IX Sustentável, 8(1), 158–167. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2022.v8.n1.158-167