ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA E FINANCEIRA DE LOTEAMENTO EM ENCANTADO, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v6.n3.147-156Palavras-chave:
Loteamento. Análise econômica. Custos. Economia urbana.Resumo
O desenvolvimento de loteamentos é uma atividade importante no campo da economia urbana e também tem reflexos ambientais e sociais. Do ponto de vista econômico, trata-se de tarefa relativamente complexa. O planejamento dos empreendimentos pode ser aprimorado com uma análise mais objetiva. A redução da subjetividade pode reduzir o risco envolvido e ampliar as probabilidades de sucesso. Este trabalho apresenta a análise de viabilidade de um loteamento em Encantado, RS. A partir da estimativa de valores para os terrenos, foi proposto um fluxo de caixa com a distribuição de custos e receitas ao longo do empreendimento. Para a análise de viabilidade financeira do loteamento foram utilizados cenários adotando como indicadores de viabilidade: payback, valor presente líquido e taxa interna de retorno, os quais indicaram que o investimento pode trazer retornos financeiros significativos. O estudo visa contribuir para a compreensão da organização econômica deste tipo de empreendimento.
Referências
BALCHIN, P. N.; KIEVE, J. L. Urban land economics. 3ed. London: MacMillan, 1986.
BRASIL. Lei nº 6.766, de 19 de dezembro de 1979. Dispõe sobre o Parcelamento do Solo Urbano e dá outras providências. Brasília, 1979.
GALESNE, A., FENSTERSEIFER, J. E., LAMB, R. Decisões de investimentos da empresa. São Paulo: Atlas, 1999.
HUMMEL, P. R. V.; TASCHNER, M. R. B. Análise e decisão sobre investimentos e financiamentos. 4ed. São Paulo: Atlas, 1995.
LAVENDER, S. D. Economics for builders and surveyors. Essex,UK: Longman, 1990.
MUTH, R. F. Urban economic problems. New York: Harper&Row, 1975.
ABRAMO, P. A dinâmica imobiliária: Elementos para o Entendimento da Espacialidade Urbana. Rio de Janeiro: IPPUR/UFRJ. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano), 1988.
CAIRES, H. R. R. D. Avaliação de glebas urbanizáveis, São Paulo: Pini, 1984.
MASCARÓ, J. L. Loteamentos urbanos. Porto Alegre: +Quatro Editora, 2005.
VEGNI-NERI, G. B. D. Avaliação de glebas, loteamentos e distritos industriais. São Paulo: Editora Nacional, 1979.
BALARINE, O. F. O. Tópicos de matemática financeira e engenharia econômica. Porto Alegre: Edipucrs., 2004.
ISAAC, D. Property investment. London: MacMillan, 1998.
ROCHA LIMA JR., J.. Decidir sobre investimentos no setor da construção civil. Boletim Técnico 200 (BT/PCC/200). São Paulo: EPUSP, 1998.
CASAROTTO FILHO, N.; KOPITTKE, B. H. Análise de investimentos: matemática financeira, engenharia econômica, tomada de decisão, estratégia empresarial. 10ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HIRSCHFELD, H. Engenharia econômica e análise de custos. 7ed. São Paulo: Atlas, 2000.
MORETTI, R. de S. Loteamentos: Manual de recomendações para elaboração de projeto. São Paulo: IPT., 1986.
KASSAI, J. R.; KASSAI, S.; SANTOS, A.; ASSAF NETO, A. Retorno de investimento: Abordagem matemática e contábil do lucro empresarial. São Paulo: Atlas, 1999.
LAPPONI, J. C. Avaliação de projetos de investimento: Modelos em Excel. São Paulo: Lapponi Treinamento e Editora, 1996.
SOUZA, A. B. Projetos de investimento de capital: Elaboração, análise e tomada de decisão. São Paulo: Atlas, 2003.
AMADEI, V. C.; AMADEI, V. D. A. Como lotear uma gleba: O parcelamento do solo urbano e seus aspectos essenciais (loteamento e desmembramento). (4ª ed). Campinas: Millennium, 2014.
ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). NBR 14653-2. Avaliação de bens. Parte 2: Imóveis urbanos. Rio de Janeiro: ABNT, 2019.
HARRISON, I. W. Avaliação de projetos de investimento. São Paulo: McGraw-Hill, 1976.
DAMODARAN, A. Avaliação de investimentos. Ferramentas para avaliar qualquer ativo. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 1997.
DANTAS, A. Análise de investimentos e projetos aplicados à pequena empresa. Brasília: Universidade de Brasília, 1996.
GONÇALVES, J. C. A especulação imobiliária na formação de loteamentos urbanos: um estudo de caso. Rio de Janeiro: E-Papers., 2010.
ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). NBR 14.653-4. Avaliação de bens – Parte 4: Empreendimentos. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.
FARO, C. de. Elementos de engenharia econômica. 3ed. São Paulo: Atlas, 1979.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).