SUSTENTABILIDADE ENERGÉTICA EM ESCOLA PÚBLICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v6.n3.37-44

Palavras-chave:

Tecnologia fotovoltaica. Sustentabilidade energética. Viabilidade, Escola pública.

Resumo

Estabelecimentos de ensino públicos e privados apresentam-se como cenários oportunos para a busca de sustentabilidade energética. No Brasil, a tecnologia fotovoltaica se destaca devido aos índices elevados de radiação e a possibilidade de integrar com a rede elétrica tradicional. Uma pesquisa foi realizada com o objetivo de avaliar a viabilidade técnica e econômica para a instalação de painéis solares fotovoltaicos em dois estabelecimentos de ensino em Concórdia (SC). Para os cálculos foram considerados valores orçamentários junto a fornecedor da tecnologia e dados coletados nas edificações em estudo. Foi relacionado consumo de eletricidade nas edificações e condições físicas dos estabelecimentos, como possível posição, disposição dos painéis na cobertura e viabilidade econômica. Os valores de investimentos iniciais apresentados por fornecedor da tecnologia equacionaram resultados semelhantes, para retorno financeiro após quatro anos de instalação, com maior viabilidade na edificação de maior consumo. Com o estudo concluímos que o empreendimento de maior consumo de energia elétrica, com grandes áreas de cobertura, demonstrou ser mais viável para o uso dessa tecnologia.

Biografia do Autor

Mari Aurora Favero Reis, Engenharia Civil; Universidade do Contestado (UnC), Campus de Concórdia. https://www.unc.br/

Possui graduação em Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1994), graduação em Física Licenciatura pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1997), mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2004) e doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2019). Atualmente é professor titular da Universidade do Contestado, professor online de Metodologia da Pesquisa e pesquisadora. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Clássica e Física Quântica; Mecânica e Campos, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, ensino de física, sustentabilidade, energia solar e eficiência energética na Engenharia.

Paulo Reis Júnior, Mestrado no PMPECSA e professor na Universidade do Contestado. https://www.unc.br/

Paulo Reis Junior é graduado em Engenharia de Produção Faculdades (2014) e Especialização em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional (UCEFF). é estudante no Programa de Mestrado Profissional em Engenharia Civil, Sanitária e Ambiental (PMPECSA), pesquisador em Energia Solar e professor na Universidade do Contestado, com experiência Planejamento Estratégico, Gestão de Pessoas, Materiais de Construção, Resistência dos Materiais, Segurança no Trabalho, Modelagem Matemática, eficiência energética e energias renováveis.

Dirceu Lorivaldo Perin, Engenharia Civil; Universidade do Contestado (UnC), Campus de Concórdia. https://www.unc.br/

Dirceu Lorivaldo Perin graduação em Engenharia Civil na Universidade do Contestado e Licenciatura em Matemática. É pós-graduado em Educação Matemática (UnC) e atua como professor de Matemática na Educação básica.

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Publicado

2020-06-18

Como Citar

Reis, M. A. F., Reis Júnior, P., & Perin, D. L. (2020). SUSTENTABILIDADE ENERGÉTICA EM ESCOLA PÚBLICA. IX Sustentável, 6(3), 37–44. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2020.v6.n3.37-44