RESUMO DE DISSERTAÇÃO: Estudo de misturas de solo e agregado para uso como camada de base em vias municipais da Planície Costeira Sul do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2019.v5.n5.155-155Resumo
O estuto trata de seleção de misturas de solo e agregados, utilizando materias locais, com jazidas situadas nas proximidades de cidades que compõem a planície conteira-sul, o estudo objetiva a obtenção da melhor composição entre solo e agregado, que combinadas possuam suporte necessário ao emprego em camadas de pavimentos, conforme normativas vigentes, bem como o menor custo, aliado ao menor percentual de material britado na mistura. Após análise de quatro misturas em percentuais diferente de agregado e solo, obteve-se exito em duas misturas, uma delas com 75% de agregado britado e 25% de solo (M3) e outra com 60% de agregado britado e 40% de solo (M4), esta última foi indicada como melhor opção, tendo em vista um menor percentual de agregado e seu atendimento ás normativas vigentes para solo-agregado. Também destaca-se a utilização destes materiais face a exaustão das jazidas locais, bem como a dificuldade de licenciamento de novas áreas. O agregado utilizado é obtido abaixo da camada do mesmo solo empregado nas misturas, destacando-se que este maciço rochoso detonado e britado para uso nas misturas encontra-se em avançadp processo de intemperismo, o que impossibilita sua utilização como agregado convencional na construção civil. No entanto este material, mesmo assim, atende as exigencias normativas para o qual foi destinado.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).