RESUMO DE DISSERTAÇÃO: COMPONENTES CONCEITUAIS PARA UMA PROPOSTA DE CONSUMO SUSTENTÁVEL DA MODA EM BRECHÓS
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2019.v5.n4.141-142Palavras-chave:
consumo, consumo sustentável, moda, brechóResumo
Intenciona-se, com o presente resumo, apresentar os resultados alcançados no trabalho de conclusão de curso do autor principal por meio de uma reflexão sobre o atual consumo de moda. Partindo de um diagnóstico preocupante em relação a essa indústria – considerada a segunda que mais polui o meio ambiente –, observa-se o reuso de peças de vestuário, encontradas no espaço brechó, como uma possibilidade de prática sustentável de consumo. Dessa forma, o objetivo geral de pesquisa busca-se entender de que forma a elaboração teórica de cinco componentes conceituais podem elucidar uma proposta, uma possibilidade de consumo sustentável da moda.Referências
CANCLINI, N. G. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização; tradução Maurício Santana Dias. 7. Ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008.
DELEUZE, G; PARNET, C. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.
GODART, F. Sociologia da moda. Editora Senac São Paulo, 2010.
FEIL, G. S. Comunicação e Fuga: por uma educação-fluxo. 2006. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Ciências) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil. 2006.
FIRJAN – Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil. Rio de Janeiro: Sistema Firjan, 2016.
MARTINO, Luiz C. De qual comunicação estamos falando? In: HOHFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz C.; FRANÇA, Vera Veiga (Orgs.). Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes, 2001. NERI, N. Dicas de brechó – Tipos de brechó. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QzenEfHjpPA&t=4s> - Acesso: 15 ago. 2017.
SEBRAE. Nichos de Moda. Brasília, 2015. UNCTAD – Relatório de economia criativa 2010: economia criativa uma opção de desenvolvimento. Brasília: Secretaria da Economia Criativa/ Minc ; São Paulo: Itaú Cultural, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).