SUSTENTABILIDADE EM MICROESCALA: ESTUDO DE CASO DE UMA PADARIA DE BAIRRO
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2019.v5.n3.93-102Palavras-chave:
Desenvolvimento Sustentável, Setor Alimentício, Negócio LocalResumo
Este trabalho descreve um estudo de caso sobre como adaptar uma padaria aos princípios da sustentabilidade. Inicialmente apresenta uma revisão conceitual sobre a origem da panificação, até os dias atuais. A seguir, relata como ocorreu à implementação do conceito sustentável e os resultados obtidos pela empresa decorrente desta implementação, apresentando o processo de desenvolvimento sustentável e os ganhos após a utilização deste processo. A realização deste estudo de caso teve como objetivo mostrar os passos para realização e os benefícios obtidos para a empresa.Referências
Associação Brasileira da Indústria de Panificação e confeitaria (ABIP). História da Panificação. Disponível em: <http://www.abip.org.br/site/699-2/.> acesso em: 10 de outubro de 2018.
BARBOZA, D. V. et al. Aplicação da Economia Circular na Construção Civil. Research, Society and Development, Itabira, v. 8, n. 7, e9871102, 2019.
BODINI, F.; PILOTTO, P; STRADA, A.; ZANONCELLI, A. Guia faça em casa: pães. 1 ed. São paulo: on line editora, 2016.
BOFF, L. Sustentabilidade: o que é - o que não é. Petrópolis: Vozes, 2012.
BUOGO, F. P.; ZILLI, J. C; VIEIRA, A. C. P. Marketing verde como diferencial competitivo: Um estudo em uma indústria química do Sul de Santa Catarina. Revista eletrônica cientifica do CRA-PR, v.2, n.2, p. 60-73, 2015.
CALDEIRA. J, C. Buffet de café da manhã na padaria do moinho, 29 de janeiro de 2015. Disponível em:< http://www.destemperados.com.br/experiencias/buffet-de-cafe-da-manha-na-padaria-do-moinho>. Acesso em: 26 de abril de 2019
FARIA, S. M.; RIBEIRO, K. D. F. O pão nosso de cada dia. In: Encontro nacional de ensino de química, 2010, Brasília. Anais do XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010.
FONSECA, B. História do pão. 2018. Disponível em:<https://pt.scribd.com/doc/32827684/historia-do-pao>. Acesso em: 31 de março de 2019.
FONSECA, L; LOPES, A.; SARAIVA, J. Segurança alimentar em padarias. Viçosa: CPT, 2006.
FREIRE, F. C. O. A deterioração fúngica de produtos de panificação no brasil. 2011 (comunicado técnico).
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GUIMARÃES, C.; VIANA, L.; COSTA, P.H. de S. Os desafios da consciência ambiental: o marketing verde em questão. In: c@lea- cadernos de aulas do LEA. N.4,p94-104, ilhéus – ba, nov.2015.
JAPPU, R. F; FRANCISCON, M. Indicadores de Sustentabilidade para uma Organização do Segmento da Construção Civil Pesada. Mix Sustentável, Florianópolis, v. 4, n. 3, p. 97-102, 2018.
MAIA, G. L.; VIEIRA, F. G. D. Marketing verde: estratégias para produtos ambientalmente corretos. Revista de administração Nobel, n. 3, p. 21-32, jan./jun. 2004.
MARSILI, B. Fatores de marketing para a adoção de um programa de certificação ambiental em uma empresa exportadora brasileira: estudo de caso artefama. 2002. 104f. Dissertação (mestrado em administração) – Instituto Coppead de Administração, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002.
RUDIO, F. Introdução ao projeto de pesquisa científica. Tradução para Língua Portuguesa. Petrópolis: Vozes, 2002.
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Minha Empresa Sustentável: Padaria. Centro Sebrae de Sustentabilidade: Cuiabá, 2016.
SILVA FILHO, H. L. Estratégia na pequena e média indústria de panificação: um estudo multi casos. São paulo, 2012. 157p. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Departamento de Engenharia de Produção: Universidade de São Paulo – Escola de Engenharia de São Carlos, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).