ENTRAVES AO DESLOCAMENTO PEDONAL EM UMA CIDADE DE PEQUENO PORTE: OS NÍVEIS DE CAMINHABILIDADE NA CIDADE DE GOIÁS -GO
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2017.v3.n2.57-65Palavras-chave:
Caminhabilidade, Qualidade Espacial Urbana, Cidade de Pequeno PorteResumo
A caminhabilidade pode ser entendida como um aspecto qualitativo do lugar que permite ao pedestre acessar os diferentes pontos da cidade. Desse modo, avaliar a qualidade dos percursos diários dos citadinos se mostra imprescindível para compreender o quão convidativo é o deslocamento pedonal. O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados dos níveis de caminhabilidade de trajetos cotidianos realizados na cidade de Goiás (GO), localizada no centro-oeste brasileiro. A revisão bibliográfica fundamentou a sistematização dos parâmetros de qualidade do espaço. Em um primeiro momento, certificou-se o enquadramento dos percursos a uma distância ideal para os deslocamentos a pé. Em seguida, os critérios de análise da qualidade espacial foram definidos, constituídos de cenários com possibilidade de ocorrência no meio urbano, valorados a uma escala de zero a cinco. Os percursos analisados foram divididos em trechos aos quais foram verificados os critérios analíticos. Os resultados mostram que a cidade possui condições desfavoráveis à caminhabilidade, com equipamentos de uso cotidiano localizados a distâncias pouco convidativas ao deslocamento a pé e infraestrutura pedonal subdimensionada, apresentando ainda pouca proteção às intempéries, oferta insuficiente de mobiliários de apoio e obstáculos nas calçadas, desestimulando o deslocamento a pé nessa cidade de pequeno porte.
Referências
ALLEN, E. & FARR, D. Um bairro completo. FARR, D. (org.). Urbanismo Sustentável: desenho urbano com a natureza. Porto Alegre: Bookman, 2013.
BARROS, A. P. B. G.; MARTÍNEZ, L. M. G. & VIEGAS, J. M.. A caminhabilidade sob a ótica das pessoas: o que promove e o que inibe o deslocamento a pé? In Ur. Barcelona: 2015; nº 8.
GEHL, J. Cidades Para Pessoas. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.
GHIDINI, R. A caminhabilidade: medida urbana sustentável. In Revista dos Transportes Públicos – ANTP. São Paulo: 2011; v.33.
GONÇALVES, P. H.; MOURA, D. D. S.; COSTA RODRIGUES, L. T. & GOMES, L. G. Avaliação da caminhabilidade nas ruas da cidade. In Revista Mirante. Anápolis (GO): 2015; v.8.
NANYA, L.M. & SANCHES, S.P. Proposta de instrumento para auditoria e avaliação da caminhabilidade. In Congresso Nacional de Pesquisa em Transporte da ANPET. Ouro Preto, 2015.
PORTAL IBGE. População estimada 2016. Disponível em <http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=520890&search=goias|goias>, acesso em 04 de novembro de 2016.
PORTAL IPHAN. Histórico da Cidade de Goiás (GO). Disponível em <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/362/>, acesso em 04 de novembro de 2016.
SPECK, J. Walkable city: how downtown can save America, one step at a time. Nova Iorque: Farrar, Straus and Giroux, 2012.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).