AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DE UM EMPREENDIMENTO DE HIS DO PMCMV, ATRAVÉS DO SELO CASA AZUL
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2017.v3.n2.14-23Palavras-chave:
Sustentabilidade, HIS, PMCMV, Selo Casa AzulResumo
Este estudo buscou avaliar a questão da sustentabilidade num empreendimento de habitação de interesse social (HIS) do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) através do Selo Casa Azul. Foi escolhido o Projeto Residencial Bairro Carioca, na cidade do Rio de Janeiro, com excelente inserção na malha urbana, aproveitamento de edificações antigas e descontaminação do solo. Através da checagem dos critérios que compõem esta certificação, constatou-se que este empreendimento não seria certificado por não atender a alguns critérios obrigatórios. O baixo valor da unidade habitacional imposto para a faixa 1 do PMCMV, é um dos fatores que mais dificulta o cumprimento de alguns critérios. Também a busca pela maior quantidade possível de unidades habitacionais não permite uma implantação destes blocos segundo melhor orientação solar e ventilação predominante. A obrigatoriedade da certificação mínima, nível bronze, para esses empreendimentos de HIS resultaria numa habitação de melhor qualidade para essa população mais carente.
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15220: Desempenho Térmico de edificações. Rio de Janeiro, 2003.
BRASIL. Ministério das Cidades. Disponível em < http://www.cidades.gov.br/ultimas-noticias/3865-ministro-das-cidades-apresenta-fase-3-do-mcmv-a-deputados-da-comissao-de-desenvolvimento-urbano>, acesso em 24/08/2016.
CAIXA. Mudanças Selo Casa Azul. Disponível em <http://www.caixa.gov.br/Downloads/selo_casa_azul/Mudancas_Selo_Casa_Azul.pdf>, acesso em maio/2016.
CAIXA. Selo Casa Azul – Boas Práticas para Habitação mais Sustentável; Coordenadores Vanderley Moacyr John, Racine Tadeu Araújo Prado. São Paulo: Páginas & Letras. Editora e Gráfica, 2010 disponível em <http://www.caixa.gov.br/site/paginas/downloads.aspx>, acesso em abril/2016.
CARDOSO, A. L. (Org). O Programa Minha Casa Minha Vida e seus Efeitos Territoriais. Rio de Janeiro: Letra Capital Editora, 2013.
GEOGRAFOS; Coordenadas Geográficas; disponível em < http://www.geografos.com.br/cidades-rio-de-janeiro/rio-de-janeiro.php>, acesso em setembro/2016.
IDHEA - Instituto para o Desenvolvimento da Habitação Ecológica; disponível em <http://www.idhea.com.br/construcao_sustentavel.asp>, acesso em 23/03/2016.
INMET – Instituto Nacional de Meteorologia; disponível em <http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=estacoes/estacoesAutomaticas>, acesso em abril/2016.
LABEEE Laboratório de Eficiência Energética em Edificações. Software SOL-AR 6.2. Disponível para download em <http://www.labeee.ufsc.br/> , acesso em setembro/2016.
LAMBERTS, R.; PEREIRA, F.; DUTRE, L.; GOULART, S. - Eficiência Energética na Arquitetura (CD e livro). Editores, 1998.
MAGALHÃES, Sérgio. Modelo não inclui morador como protagonista. Folha de São Paulo, 19 fev. 2011.
McTARNAGHAN, S.; Bairro Carioca é modelo de conjunto habitacional; disponível em http://www.brasil247.com/pt/247/favela247/156434/Bairro-Carioca-%C3%A9-modelo-de-conjunto-habitacional.htm >, outubro de 2014. Acesso em 07/12/2016.
PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Bairro Carioca – Habitação Social para um novo Rio: Publicação produzida em conjunto por Direcional Engenharia S/A e STA Arquitetura S/A. Gráfica Santa Marta. 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).