PROPOSTA DE SUBSTITUIÇÃO DE COPOS PLÁSTICOS DESCARTÁVEIS EM FÁBRICA DE GRANDE PORTE
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2016.v2.n2.73-79Palavras-chave:
Copos plásticos descartáveis, sustentabilidade, poliestireno, polipropilenoResumo
Tendo em vista o impacto ambiental gerado pela produção de copos plásticos descartáveis e a quantidade de resíduos gerada pelo uso destes produtos, o estudo aqui relatado tem como objetivo apresentar uma alternativa para a substituição de copos plásticos em uma fábrica na região de Curitiba. Através da pesquisa bibliográfica inicial, é possível identificar as alternativas já existentes e, assim, adequá-las como uma solução pertinente para este caso específico. A proposta apresentada explora a substituição dos copos plásticos descartáveis por copos de polipropileno, copos plásticos biodegradáveis além da adoção de uma campanha de conscientização de todos os funcionários. O artigo discute essas possibilidades e aponta para perspectivas futuras.
Referências
VILHENA, André; POLITI, Elie. Reduzindo, reutilizando, reciclando: a indústria ecoeficiente. São Paulo: CEMPRE – Compromisso Empresarial para Reciclagem: SENAI, 2000.
CANTO, Eduardo Leite do. Plástico: bem supérfluo ou mal necessário? São Paulo: Moderna, 2001.
HOBART. Hobart - Equipamentos Cozinha Industrial e Supermercados. Disponível em: . Acesso em: 08 de maio de 2016.
ECO. Meu Copo Eco. Disponível em: . Acesso em: 17 de abril de 2016.
ECOCOPO. Copo descartável em formato de envelope. Disponível em: . Acesso em 05 de junho de 2016.
SUSTENTÁVEL. Site Sustentável. Disponível em: <http://inst.sitesustentavel.com.br/evite-usar-copos-descartaveis-na-sua-empresa>. Acesso em: 17 de abril de 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).