CAUSA & EFEITO: OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA AUXÍLIO À ELICIDAÇÃO DE REQUISITOS DE SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Carlos Viana da Silva UNIRITTER
  • Vinicius Gadis Ribeiro UNIRITTER
  • André da Silveira Uniritter

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2015.v1.n2.116-125

Resumo

O presente artigo é o resultado de estudos e considerações sobre a prática profissional do designer de produto orientado pelos parâmetros do desenvolvimento sustentável. Como prova de conceito, propõe-se o desenvolvimento de um objeto de aprendizagem, expresso através de um processo em uma ferramenta lúdica — um jogo — que auxilie designers e projetistas a considerarem requisitos sustentáveis durante a fase de projetação. Essa pesquisa investiga a relação do designer de produto com a problemática relacionando as dimensões ecológica, social e econômica. Com este estudo, percebe-se que somente a educação para a sustentabilidade pode assegurar que certos paradigmas mercadoló­gicos, tais como o crescimento quantitativo contínuo possam ser superados.

 

ABSTRACT

This paper is the result of studies and considerations of professional practice of product designer guided by sustainable development parameters. As proof of concept, an object of learning was developed expressed through a process in a playful tool —a game — that helps designers and designers to consider sustainable requirements during the design stage. This resear­ch investigates the product designer's relationship with the problems relating the ecological, social and economic dimensions. With this study, it is clear that only the education for sustainability can ensure that certain market paradigms, such as the con­tinued quantitative growth can be overcome.

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Publicado

2015-11-11

Como Citar

Silva, C. V. da, Ribeiro, V. G., & Silveira, A. da. (2015). CAUSA & EFEITO: OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA AUXÍLIO À ELICIDAÇÃO DE REQUISITOS DE SUSTENTABILIDADE. IX Sustentável, 1(2), 116–125. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2015.v1.n2.116-125