A manutenção da violência como mecanismo de controle dos condenados da terra: uma análise dos conceitos de necropolítica e epistemicídio

Autores

Palavras-chave:

Descolonização, Epistemicídio, Necropolítica, Raça, Violência

Resumo

O uso da violência como mecanismo de dominação e controle de povos oprimidos é recorrente nos estudos sobre colonização e escravidão. Aqueles que buscam investigar a realidade do povo negro reconhecem que essa ferramenta de controle é mantida e reforçada por uma lógica colonial da violência que se torna base para a formação de modelos de soberanias após a escravidão e a colonização. Autores como Frantz Fanon, Achille Mbembe e Sueli Carneiro nos mostram que essa lógica é mantida sob diferentes circunstâncias com o intuito de dominar, submeter e manter a população negra a serviço da manutenção do privilégio branco. Tendo isso em vista, o objetivo deste artigo é mobilizar as noções de descolonização apresentada por Fanon em Os condenados da terra, de necropolítica desenvolvida por Mbembe e de epistemicídio mobilizada por Carneiro para compreendermos essa lógica da violência que se sofistica de modo a incorporarmos e naturalizarmos sua presença no corpo político. Para tanto, as noções de raça, sujeito e objeto, eu e o outro também serão abordadas ao longo do argumento.

Biografia do Autor

Emerson Oliveira, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, São Paulo, Brasil

Mestrando em Filosofia no Departamento de Filosofia da UNIFESP, integrante do grupo Laboratório de Filosofia em Pesquisas sobre Jean-Paul Sartre.

Laíssa Ferreira, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil

Doutoranda em Filosofia no Departamento de Filosofia da Unicamp, bolsista CNPq, pesquisadora visitante Williams College - bolsista doutorado sanduíche Fulbright, integrante do Grupo de Pesquisa em Filosofia Política da Unicamp.

Jéssica Kellen Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil

Doutoranda em Filosofia no Departamento de Filosofia da Unicamp, bolsista Capes, integrante do grupo de pesquisa Metafísica e Política, integrante do grupo de Estudos, Pesquisas e Escritas Feministas e do Rede Brasileira de Mulheres Cientistas.

Referências

ALMEIDA, Silvio Luiz de. Necropolítica e neoliberalismo. Caderno CRH, v. 34, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccrh/a/3prpY8vSHNZccvB67Gt7m6N/abstract/?lang=pt. Acesso em 3 mar. 2023.

CARNEIRO, Aparecida Sueli; FISCHMANN, Roseli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. 2005. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/001465832. Acesso em: 3 mar. 2023.

FANON, Frantz. Os condenados da Terra. Editora Civilização Brasileira, 1968.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

MBEMBE, Achille. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. Tradução de Renata Santini. São Paulo: N-1 edições, 2018.

MILLS, Charles. The Racial Contract. Cornell University, 1997.

SANTOS, Boaventura de S. Pela Mão de Alice. São Paulo: Cortez Editora, 1995.

NOGUERA, Renato. Dos condenados da terra à necropolítica: Diálogos filosóficos entre Frantz Fanon e Achille Mbembe. Revista Latino Americana do Colégio Internacional de Filosofia, n. 3, p. 59-73, 2018. Disponível em: https://filosofia-africana.weebly.com/uploads/1/3/2/1/13213792/renato_noguera_-_dos_condenados_da_terra_%C3%A0_necropol%C3%ADtica._di%C3%A1logos_filos%C3%B3ficos_entre_frantz_fanon_e_achille_mbembe.pdf. Acesso em 3 mar. 2023.

STEVENSON, Robert. Louis. O Estranho caso de Dr Jekyll e Mr Hyde. Trad. Eduardo Levy. São Paulo: Ed. Literatura clássica Ltda, 2022.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Oliveira, E. ., Ferreira, L., & Rodrigues, J. K. (2023). A manutenção da violência como mecanismo de controle dos condenados da terra: uma análise dos conceitos de necropolítica e epistemicídio. aptura Críptica: reito, política, tualidade, 12(1), 156–177. ecuperado de https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/capturacriptica/article/view/5896