[CHAMADA PARA DOSSIÊ] Dossiê “Controle sociopenal, sua militarização e repressão aos movimentos sociais, populares e do campo” - v. 12, n. 2, 2023

2023-03-20

Para a segunda edição de 2023 (v. 12, n. 2), a Captura Críptica tem a satisfação de convidar todas, todos e todes para o envio de trabalhos ao dossiê Controle sociopenal, sua militarização e repressão aos movimentos sociais, populares e do campo, sob a organização de Bruna Martins Costa, Felipe de Araújo Chersoni, Leonardo Evaristo Teixeira e Marília de Nardin Budó.

O Dossiê tem a perspectiva de reunir diversas contribuições das denominadas criminologias críticas para a compreensão dos processos de criminalização, das instituições de controle sociopenal e repressão, formais e informais, da violência de Estado, dos institutos legais constitutivos deste aparato, em seus distintos contextos, no campo, nas florestas e nas cidades, em períodos autoritários ou democráticos, bem como das formas de resistências e superação destes processos na ordem em que se inserem.

Tanto no Brasil como nos outros países da América Latina, as heranças da formação sócio-histórica ainda reverberam nos dias atuais, impactando, especialmente, no modo de criminalização e no uso do aparato do Estado para a manutenção da ordem dos poderosos e na perspectiva do que Mészáros denominou de ordem sociometabólica do capital.

As transformações provenientes do neoliberalismo evidenciam a maximização do poder de punir, e do controle e disciplina dos corpos, que são racializados e generificados; que são marcados conforme sua classe. Em maior ou menor medida, países como Brasil, Colômbia, El Salvador, México, para citar alguns exemplos, inseridos na especificidade latino-americana de capitalismo dependente, buscam dar conta do dimensionamento das questões do controle da criminalidade sob o comando de lei e ordem, da guerra às drogas, e da militarização da vida.

As experiências também têm demonstrado que não há processos de criminalização e de violência sem resistências, razão pela qual lutadoras e lutadores dos direitos humanos têm buscado transformações em seus diversos contextos, nas atuações anticarcerárias, abolicionistas, antimanicomiais, etc., alcançando pequenos –mas importantes– êxitos na contenção desse Estado autoritário.

Nesse sentido, o dossiê “Controle sociopenal, sua militarização e repressão aos movimentos sociais, populares e do campo” apresenta 11 eixos de discussões, que se vinculam a partir do controle sociopenal e do uso do aparato repressivo do Estado em desfavor dos movimentos sociais, populares e/ou do campo.

São eles:

  • Criminologias críticas: criminologia verde, criminologia da libertação, criminologia queer, criminologia feminista, criminologia marxista, ;
  • Controle sociopenal na América Latina e no Caribe;
  • Controle sociopenal e repressivo na questão racial e/ou de gênero;
  • Sistema penitenciário e manicômios judiciários;
  • Segurança pública e/ou sua militarização;
  • Repressão e autoritarismos das ditaduras militares latino-americanas;
  • Economia política da pena, da letalidade policial e dos massacres;
  • Milícias urbanas e agrárias;
  • Desaparecimento forçado e violência de Estado;
  • Colarinho branco e criminalidade dos poderosos; e
  • Lutas abolicionistas, antimanicomiais e justiça restaurativa.

A chamada é aberta e entusiasta às submissões de toda a América Latina e Caribe que se proponham a discutir as temáticas desses eixos. Tendo em vista o escopo da revista, ressaltamos o espaço para o envio de materiais vinculados aos movimentos sociais, populares, da cidade, da floresta e do campo.

 

Prazo da submissão ao dossiê: 20 de junho de 2023.

Organização: Bruna Martins Costa, Fellipe Chersoni, Leonardo Evaristo Teixeira e Marília de Nardin Budó.

 

-----------

As condições para submissão são que os trabalhos sigam as Diretrizes para autores, sendo originais e inéditos, nas línguas português, espanhol ou inglês, além de ser sugestivo que os artigos tenham no mínimo 15 páginas e não excedam a 30, não excedendo a 3 coautorias.

O artigo deve conter ainda título, resumo e palavras-chave em português, espanhol e inglês, ser escrito em Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1.5, citações em formato autor-data e referências de acordo com a ABNT. Em suma, deverá ser seguido nosso Modelo de estilo da revista, além de ser enviado em formato editável (Microsoft Word, OpenOffice ou RTF), sem qualquer forma de identificação de autoria, no qual deve ser enviado a Ficha de dados autorais à parte.

Excepcionalmente, as autoras e autores estrangeiros poderão enviar as referências de acordo com a 7ª edição da APA, devendo constar obrigatoriamente a cidade, estado ou país das teses, dos livros e capítulos de livros utilizados, para que posteriormente sejam adaptados ao formato brasileiro ABNT.