Notícia: DOSSIÊ - Criminologias críticas e relações de poder, v. 9, n. 1, 2020

A Revista Captura Críptica recebe trabalhos para o dossiê "Criminologias críticas e relações de poder".
A criminologia crítica se preocupa em denunciar a desigualdade estrutural do sistema de justiça criminal.
 
A criminologia integra um campo reflexivo que vai além dos limites da dogmática penal, questionando a operacionalidade seletiva dos processos de criminalização e o caráter ideológico do controle penal como um todo.
 
A criminologia de cunho crítico surge historicamente como um saber crítico do capitalismo e de suas consequências no âmbito penal, no entanto, ela vem sendo repensada em atenção à interseccionalidade entre os diversos mecanismos de poder que dão sustentação ao controle penal.
 
Nesse sentido, cada vez mais a produção criminológica vem se dedicando à compreensão do papel estruturante do racismo, da organização de gênero na construção do sistema de justiça criminal.
 
Este dossiê objetiva reunir trabalhos embasados nos saberes criminológicos de cunho crítico. Para este fim, interessam textos sobre: encarceramento em massa; prisão; criminologia crítica; criminologia feminista; pensamento decolonial e/ou interseccional e sua relação com o sistema criminal; racismo; violência policial, tutela penal; criminalização dos movimentos sociais etc.
 
Prazo para submissão: 22 de novembro de 2020.