SUSTENTABILIDADE EM MICROESCALA: ESTUDO DE CASO DE UMA PADARIA DE BAIRRO

Jhennyfer Felizardo da Silva, Ricardo Luiz Fernandes Bella, Douglas Vieira Barboza, Marcelo Jasmim Meiriño

Resumo


Este trabalho descreve um estudo de caso sobre como adaptar uma padaria aos princípios da sustentabilidade. Inicialmente apresenta uma revisão conceitual sobre a origem da panificação, até os dias atuais. A seguir, relata como ocorreu à implementação do conceito sustentável e os resultados obtidos pela empresa decorrente desta implementação, apresentando o processo de desenvolvimento sustentável e os ganhos após a utilização deste processo. A realização deste estudo de caso teve como objetivo mostrar os passos para realização e os benefícios obtidos para a empresa.

Palavras-chave


Desenvolvimento Sustentável; Setor Alimentício; Negócio Local

Texto completo:

PDF/A

Referências


Associação Brasileira da Indústria de Panificação e confeitaria (ABIP). História da Panificação. Disponível em: acesso em: 10 de outubro de 2018.

BARBOZA, D. V. et al. Aplicação da Economia Circular na Construção Civil. Research, Society and Development, Itabira, v. 8, n. 7, e9871102, 2019.

BODINI, F.; PILOTTO, P; STRADA, A.; ZANONCELLI, A. Guia faça em casa: pães. 1 ed. São paulo: on line editora, 2016.

BOFF, L. Sustentabilidade: o que é - o que não é. Petrópolis: Vozes, 2012.

BUOGO, F. P.; ZILLI, J. C; VIEIRA, A. C. P. Marketing verde como diferencial competitivo: Um estudo em uma indústria química do Sul de Santa Catarina. Revista eletrônica cientifica do CRA-PR, v.2, n.2, p. 60-73, 2015.

CALDEIRA. J, C. Buffet de café da manhã na padaria do moinho, 29 de janeiro de 2015. Disponível em:< http://www.destemperados.com.br/experiencias/buffet-de-cafe-da-manha-na-padaria-do-moinho>. Acesso em: 26 de abril de 2019

FARIA, S. M.; RIBEIRO, K. D. F. O pão nosso de cada dia. In: Encontro nacional de ensino de química, 2010, Brasília. Anais do XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010.

FONSECA, B. História do pão. 2018. Disponível em:. Acesso em: 31 de março de 2019.

FONSECA, L; LOPES, A.; SARAIVA, J. Segurança alimentar em padarias. Viçosa: CPT, 2006.

FREIRE, F. C. O. A deterioração fúngica de produtos de panificação no brasil. 2011 (comunicado técnico).

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GUIMARÃES, C.; VIANA, L.; COSTA, P.H. de S. Os desafios da consciência ambiental: o marketing verde em questão. In: c@lea- cadernos de aulas do LEA. N.4,p94-104, ilhéus – ba, nov.2015.

JAPPU, R. F; FRANCISCON, M. Indicadores de Sustentabilidade para uma Organização do Segmento da Construção Civil Pesada. Mix Sustentável, Florianópolis, v. 4, n. 3, p. 97-102, 2018.

MAIA, G. L.; VIEIRA, F. G. D. Marketing verde: estratégias para produtos ambientalmente corretos. Revista de administração Nobel, n. 3, p. 21-32, jan./jun. 2004.

MARSILI, B. Fatores de marketing para a adoção de um programa de certificação ambiental em uma empresa exportadora brasileira: estudo de caso artefama. 2002. 104f. Dissertação (mestrado em administração) – Instituto Coppead de Administração, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002.

RUDIO, F. Introdução ao projeto de pesquisa científica. Tradução para Língua Portuguesa. Petrópolis: Vozes, 2002.

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Minha Empresa Sustentável: Padaria. Centro Sebrae de Sustentabilidade: Cuiabá, 2016.

SILVA FILHO, H. L. Estratégia na pequena e média indústria de panificação: um estudo multi casos. São paulo, 2012. 157p. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Departamento de Engenharia de Produção: Universidade de São Paulo – Escola de Engenharia de São Carlos, 2012.




DOI: https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2019.v5.n3.93-102

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Jhennyfer Felizardo da Silva, Ricardo Luiz Fernandes Bella, Douglas Vieira Barboza, Marcelo Jasmim Meiriño

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.