“O que é lugar de fala?” de Djamila Ribeiro

Gabriela M. Kyrillos

Resumo


A presente resenha tem como propósito apresentar a obra da filósofa Djamila Ribeiro intitulada "O que é lugar de fala?". Centra-se, em particular, na sua contribuição para repensar o mundo acadêmico e o fazer científico a partir do entendimento de que lugar de fala envolve uma compreensão sobre elementos estruturais e não essencializantes acerca de categorias sociais como gênero, raça e classe. Busca promover um dos muitos diálogos possíveis a partir da leitura da obra e estimular a curiosidade e o interesse pelo livro e pelas demais pesquisas da autora, reconhecendo, em particular, seu valioso potencial para o campo acadêmico e jurídico.

Palavras-chave


Djamila Ribeiro; Lugar de fala; Ciência

Texto completo:

PDF

Referências


CARDOSO, Claudia Pons. OUTRAS FALAS: FEMINISMOS NA PERSPECTIVA DE MULHERES NEGRAS BRASILEIRAS. Tese de Doutorado. do Programa de PósGraduação em Estudos de Gênero, Mulher e Feminismo (PPGNEIM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), 2012.

DUSSEL, Enrique. Europa, Modernidade de Eurocentrismo. In: A Colonialidade do Saber – Eurocentrismo e Ciências Sociais Perspectivas Latino-Americanas. Edgardo Lander (org). Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales – CLACSO, 2005. pp. 55-70.

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento: Justificando, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Gabriela M. Kyrillos