O movimento estudantil na transição para democracia: subsídios para reflexão sobre os conflitos jurídico-políticos contemporâneos

Autores

  • Leonardo Campos Paulistano de Santana Universidade Veiga de Alemeida (UVA) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Palavras-chave:

Transição, Democracia, Movimento Estudantil

Resumo

O trabalho aborda a atuação do movimento estudantil na transição para a democracia, e o que tal reflexão pode contribuir para a análise dos conflitos políticos e seus desdobramentos jurídicos na atualidade. Desta forma, se buscou a relação entre Direito e Política, considerando o período de abertura política controlada entre 1975 a 1979, e o Estado Constitucional de 1988. O problema trazido no artigo diz respeito aos aspectos de ruptura e de continuidade entre a ordem jurídica conduzida pela Ditadura Civil-Militar de 1964 e a Democracia formalmente instituída a partir de 1988. Desta forma, a pesquisa procura compreender a dialética entre a ordem legal e institucional, e a complexidade de conflitos presentes na sociedade.

Biografia do Autor

Leonardo Campos Paulistano de Santana, Universidade Veiga de Alemeida (UVA) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal Fluminense (UFF)

Especialização em Direito Público pela Universidade Candido Mendes (UCAM)

Graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ)

Professor de Prática Jurídica da Universidade Veiga de Alemeida (UVA)

Professor Substituto de Prática Jurídica da Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ). 

Referências

BRASIL. Comissão Nacional da Verdade. Relatório: textos temáticos / Comissão Nacional da Verdade. – Brasília: CNV, 2014. 402 p. – (Relatório da Comissão Nacional da Verdade; v. 2)

GASPARI, Elio A ditadura derrotada. O sacerdote e o feiticeiro. São Paulo: Cia. das Letras 2003.

LEMOS, Renato . Contrarrevolução e ditadura: ensaio sobre o processo político brasileiro pós-1964. Marx e o marxismo, v. 2, 2014.

LEMOS, Renato . A conexão Harvard e a política de descompressão: sobre as origens da transição política no Brasil pós-64. Revista Tempos Históricos, v. 18, 2015. p. 559-590

LYRA FILHO, Roberto. O que é direito?. São Paulo: Brasiliense, 2006 (Coleção Primeiros Passos n.62).

MOTTA, Rodrigo Patto Sá . As universidades e o regime militar. Cultura política brasileira e modernização autoritária. 1. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2014.

MÜLLER, Angélica. A resistência do movimento estudantil brasileiro contra o regime ditatorial e o retorno da UNE à cena pública (1969-1979). Tese (Doutorado em História Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

O’DONNELL, Guillermo and SCHMITTER, Philippe C. (1986), Transitions from Authoritarian Rule: Tentative Conclusions about Uncertain Democracies. Baltimore and London: The Johns Hopkins University Press.

QUINALHA, Renan Honório. Justiça de transição: contornos do conceito. São Paulo: Outras Expressões, Dobra Editorial, 2012.

SANTANA, Leonardo Campos Paulistano de. A transição para democracia no Brasil: a luta pela anistia e o movimento estudantil da Universidade Federal Fluminense (1975-1979). 2016. Dissertação (Mestrado em Direito Constitucional) – Faculdade de Direito. Universidade Federal Fluminense. Niterói/RJ.

WERNECK VIANNA, Luíz. A revolução passiva: iberismo e americanismo no Brasil. Rio de Janeiro: Revan, 1997.

WERNECK VIANNA, Luiz. A transição: da Constituinte à sucessão presidencial – Rio de Janeiro: Revan, 1989

WERNECK VIANNA, Luiz. Travessia: Da Abertura à Constituinte de 1986. Rio de Janeiro: Livraria Taurus Editora, 1986.

Downloads

Publicado

2019-02-27

Como Citar

Santana, L. C. P. de. (2019). O movimento estudantil na transição para democracia: subsídios para reflexão sobre os conflitos jurídico-políticos contemporâneos. aptura Críptica: reito, política, tualidade, 7(1), 119–137. ecuperado de https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/capturacriptica/article/view/3193

Edição

Seção

Críptica