MULTILETRAMENTOS E MULTIMODALIDADE NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
GÊNERO DISCURSIVO TIRAS QUE CIRCULAM NA MÍDIA DIGITAL
Palavras-chave:
Tiras, Mídia digital, Residência pedagógicaResumo
No ensino de línguas, a aprendizagem por meio dos gêneros discursivos possibilita empreender muitas discussões que visam despertar a consciência crítica e participativa dos estudantes. Assim, entendemos que é de suma importância as discussões que considere a cultura digital e a valorização da diversidade cultural e das linguagens presentes no contexto globalizado. Diante disso, as teorias acerca dos multiletramentos e multimodalidade se fazem imprescindíveis no ensino. É dentro desse contexto que propomos o trabalho com as tiras que circulam na mídia virtual e fogem do cânone. Desse modo, apresentamos uma atividade com tirinhas no ambiente digital aplicada no Programa de Residência Pedagógica. Para isso, embazamo-nos teoricamente em Canclini (2008); Cope e Kalantzis (2007, 2013) e Rojo (2012). No que se refere ao gênero tiras afiliaremo-nos a Nicolau (2013) e Ramos (2017). Como resultado, os alunos puderam reconhecer a riqueza e a complexidade desse gênero, compreendendo seu potencial expressivo, em consonância com as exigências de leitura e produção escrita do mundo contemporâneo, conforme determina a Base Nacional Comum Curricular (2018).
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