MULTILETRATES AND MULTIMODALITY IN THE PEDAGOGICAL RESIDENCE PROGRAM

DISCURSIVE GENRES DIGITAL STRIPS CIRCULATING IN THE DIGITAL MEDIA

Authors

Keywords:

Strips, Digital media, Pedagogical Residency

Abstract

In language teaching, learning through discursive genres enables a range of discussions that aim to foster students' critical awareness and active participation. Therefore, we understand the importance of promoting discussions that consider digital culture and value the cultural and linguistic diversity present in the globalized context. In this regard, the theories of multiliteracies and multimodality become essential in the teaching process. It is within this framework that we propose working with comic strips that circulate in virtual media and deviate from the traditional canon. Thus, we present an activity using digital comic strips applied within the Pedagogical Residency Program. To support this approach, we draw on the theoretical foundations of Canclini (2008), Cope and Kalantzis (2007, 2013), and Rojo (2012). Regarding the comic strip genre specifically, we align with the works of Nicolau (2013) and Ramos (2017). As a result, students were able to recognize the richness and complexity of this genre, understanding its expressive potential in alignment with the demands of reading and writing in the contemporary world, as outlined in the National Common Curricular Base (2018).

Author Biographies

  • Patrícia Maria da Silva, Universidade Federal de Catalão - UFCAT

    Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2006) e graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal de Goiás (2001). Atualmente é professora no - COLÉGIO ESTADUAL ´´DR DAVID PERSICANO´´. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, Mestra em Estudos da Linguagem pelo PPGEL UFCAT Goiás, na linha 3 (Língua, Linguagem e Cultura) com a dissertação intitulada: GÊNEROS DISCURSIVOS E ESTRANGEIRISMOS LEXICAIS: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES PROPOSTAS EM UM LIVRO DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" sob a orientação da professora Pós doutora Anair Valênia Martins Dias. Doutoranda em Estudos da Linguagem pelo PPGEL UFCAT Goiás, sendo orientada pela mesma professora.

  • Viviane Cristina de Alencar Tomé, Universidade Federal de Catalão - UFCAT

    Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Goiás (2001). Atualmente é professora - CPMGI Dr Tharsis Campos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras.Mestra em Letras no programa PPGEl pela UFCAT GO. Egressa em fevereiro de 2019 com o projeto de pesquisa intitulado: SEQUÊNCIA DIDÁTICA E GÊNERO TIRAS:uma proposta de ensino de aspectos linguísticos e discursivos da língua espanhola , sob a orientação da professora Dr Anair Valênia Dias Martins.

  • Silvânia Aparecida Alvarenga Nascimento, Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

    Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Catalão - UFCAT, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES; Mestra em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Catalão - UFCAT; Especialista em Literatura e Ensino pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Norte do Paraná -UNOPAR/PITÁGORAS; Graduada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL; Pesquisadora do Grupo de Estudos Linguísticos do Maranhão - GELMA/UEMASUL.

  • Anair Valênia, Universidade Federal de Catalão - UFCAT

    Pós-doutora em Linguística pela Universidade de Brasília-UNB. Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL), da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Professora Adjunta do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Catalão (IEL/UFCAT). Coordenadora do GEGDEL-Grupo de Estudos em Gêneros Discursivos e Ensino de Línguas. Membro da American Organization of Teachers of Portuguese-AOTP. Membro da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira-SIPLE. Doutora pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, no programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, área de concentração em Linguagem e Tecnologias, com linha de pesquisa em Linguagem, Ensino e Mediação Tecnológica (2013). Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU, área de concentração em Linguística e Linguística Aplicada (2005). Atua na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, desenvolvendo pesquisas principalmente com os seguintes temas: Língua Portuguesa como Língua Estrangeira-PLE, Multiletramentos, Multissemioses, Formação de Professores, Linguística Aplicada, Educação a Distância, Gêneros Discursivos e Análise do Discurso. Desenvolve atualmente o projeto de pesquisa MULTISSEMIOSES, MULTILETRAMENTOS E MULTICULTURALISMOS NA CONSTITUIÇÃO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS: INTERFACES TEÓRICO-PRÁTICAS e investiga questões relacionadas à constituição e ensino dos gêneros cânones e digitais, ensino de língua e gênero, tecnologia no ensino de língua. Foi coordenadora dos processos de formação continuada das áreas de Língua Portuguesa e Literatura da Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia. 

References

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Published

2025-07-30