ESTADO DO CONHECIMENTO DE PUBLICAÇÕES DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS

Autores

  • Carolina Kowalczuk UFRGS
  • Victor Hugo Nedel Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Daniel Giordani Vasques UFRGS

Resumo

Verifica-se, no cenário acadêmico contemporâneo, a escassez de periódicos científicos que realizam publicações de estudantes da Educação Básica. Essa pesquisa teve como principal objetivo construir o estado do conhecimento referente às publicações de autoria de estudantes do ensino básico nas revistas científicas Sobre Tudo, do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, e Cadernos do Aplicação, do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, entre os anos de 2016 e 2020. Para realizar a investigação, a estratégia de coleta de dados foi o levantamento das publicações dos estudantes nos periódicos selecionados, a partir da organização de elementos como: identificação da revista (nome, ano, volume e número), identificação dos estudantes (nível de ensino, série escolar, bolsista de Iniciação Científica Júnior), professores coautores, tipo de texto, resumo, temática geral, objetivo, estratégias de coleta de dados, principais resultados e principais considerações finais. Para a análise de dados, foi empregada a análise do conteúdo selecionado, a partir da construção de gráficos, tabelas e nuvens de palavras. Os principais resultados apontaram que a revista com maioria das publicações é a Sobre Tudo (76%). Pouco mais de metade (53%) dos autores das publicações nas duas revistas são bolsistas de Iniciação Científica Júnior (IC Jr.). Sobre seus textos, a maioria deles (82%) são artigos relacionados de alguma forma ao projeto de IC, ou escritos por bolsistas ou associados a atividades escolares que incluíam a IC. A partir de nuvens de palavras que evidenciaram as expressões mais recorrentes das etapas das pesquisas, foi observado que várias das investigações inseriam algo relacionado ao ambiente escolar. Concluiu-se, então, que as publicações de alunos do ensino básico se conectam com o ambiente em que eles estão inseridos, sendo o objeto de investigação a própria escola ou os sujeitos participantes da pesquisa componentes da escola, como estudantes e professores.

Biografia do Autor

Carolina Kowalczuk, UFRGS

Estudante do Colégio de Aplicação da UFRGS. Bolsista PIBIC-EM CNPq de Iniciação Científica.

Victor Hugo Nedel Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação

Licenciado e Mestre em Geografia

Daniel Giordani Vasques, UFRGS

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Licenciado e Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Cataria (UFSC). Realizou Pós-Doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é Professor e Pesquisador do Departamento de Expressão e Movimento e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2022-12-22

Edição

Seção

ARTIGOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA