CAMINHOS DO ESTÁGIO

ESCUTA SENSÍVEL E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NOS ANOS INICIAIS

Auteurs

Mots-clés :

escuta sensível, interdisciplinariedade, coformação, projeto de ação docente, estágio supervisionado

Résumé

Este artigo apresenta um relato de experiência de docência, desenvolvido durante o estágio curricular supervisionado em uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O objetivo central foi elaborar um projeto de ação docente que articulasse os interesses das crianças aos conteúdos curriculares. A metodologia pautou-se no planejamento colaborativo, na escuta como ponto de partida, e na organização de uma sequência didática centrada no tema animais, escolhido coletivamente. As atividades integraram Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e História, por meio de produção textual, tecnologias, entrevistas, jogos e oficinas artísticas, apoiadas por uma avaliação formativa. Os resultados evidenciam o potencial da escuta e da interdisciplinaridade como fundamentos para uma prática docente sensível e criativa. A vivência também permitiu refletir sobre os desafios da gestão do tempo e da mediação pedagógica no cotidiano escolar. A experiência reafirma, assim, o estágio como espaço de coformação para uma prática ética, crítica e comprometida com os direitos e os saberes das crianças.

Biographies des auteurs

  • Simone Vieira de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de Pesquisa Educação e Infância da Universidade Federal de Santa Catarina.

  • Caroline Guião Coelho Neubert, Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora efetiva de Educação Geral no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina.

  • Aline Carlessi Pacheco, Universidade Federal de Santa Catarina

    Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui formação em Magistério (Curso Normal), que qualifica para atuação na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Atualmente, trabalha como professora ACT na rede municipal de Florianópolis, atuando nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Références

BALTSCHEIT, Martin; SCHWARZ, Christine. Vote em mim! São Paulo: Editora Ciranda Cultural, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 01 jul. 2025.

CARMINATI, Marcia Bressan; DEMARIA, Maria Aparecida Aguiar; PAZIN, Nailze Pereira de Azevedo. A escola como espaço de formação e coformação docente. In: SOUZA, Alba Regina Battisti de; et al (org.). Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Estágio Curricular Supervisionado e Formação Docente. 1. ed. Florianópolis, SC: Editora Insular: 2020.

FREIRE, Madalena. Observação, registro e reflexão: Instrumentos Metodológicos I. 2ª ED. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1996.

FREIRE, Madalena. Avaliação e planejamento: a prática educativa em questão. Instrumentos Pedagógicos II. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1997.

FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

MELLO, Suely A. Infância e humanização: algumas considerações na perspectiva histórico-cultural, Perspectiva, Florianópolis, v. 25, n. 1, p. 83-104, jan./jun. 2007.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática? 11. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

SKLIAR, Carlos. O ensinar enquanto travessia: linguagens, leituras, escritas e alteridades para uma poética da educação. Salvador: EDUFBA, 2014.

Téléchargements

Publiée

2025-12-20