CONTRIBUIÇÕES DAS PRÁTICAS DE ENSINO SUPERVISIONADAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE REFLEXIVA NA LICENCIATURA EM LETRAS
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Mots-clés :
práticas docentes supervisionadas, formação docente, práxisRésumé
Este relato apoia-se nas experiências vivenciadas por uma discente do curso de Licenciatura em Letras durante o Programa de Residência Pedagógica (PRP), incentivado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e têm como objetivo fomentar reflexões acerca da contribuição das práticas de ensino supervisionadas realizadas em programas de formação inicial do professor como, por exemplo, o recém-extinto PRP. A partir do incentivo à docência proporcionado pelo supracitado programa, a licencianda teve a oportunidade de aperfeiçoar suas práticas de ensino em sala de aula sob supervisão, de modo a conseguir alinhar e ressignificar as atividades práticas de ensino com as teorias estudadas na universidade através da reflexão sobre a ação (Schön, 1992), elemento fundamental para a construção de uma práxis pedagógica (Freire, 1987) e para a construção da identidade profissional do futuro professor (Nóvoa, 1991; 2006). Os resultados deste trabalho apontam o papel positivo das práticas de ensino supervisionadas dos programas de fomento à educação para a formação do docente porque possibilitam a formação reflexiva do licenciando, o que implica na inclusão de professores bem qualificados para a atuação na Educação Básica.
Références
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