APRENDIZAGENS COM O CURRÍCULO DAS OCUPAÇÕES
Mots-clés :
Escola, Currículo, Ocupação, Empoderamento, Cultura DigitalRésumé
Análise do movimento das Ocupações em uma escola secundarista de Florianópolis – SC. Este artigo versa sobre a possibilidade de se pensar o cotidiano de aprendizagem das ocupações enquanto uma proposta de web currículo, flexível e empoderador que surge da necessidade de compreensão de um momento político que afetou e afeta a vida de todos nós. Reflete-se aqui, sobre o percurso que os estudantes da ocupação manifestaram querer aprender, suas articulações por meio das TDIC e os desafios enfrentados com o desfecho de tal situação - as exigências da escola contemporânea, suas práticas, propedêutica e a necessidade cada vez mais crescente de formação multidisciplinar num contexto de integração curricular.
Références
ALMEIDA, Maria Elizabeth B. de e SILVA, Maria da Graça Moreira da. Currículo, Tecnologia E Cultura Digital: Espaços E Tempos De Web Currículo. Revista e-curriculum, São Paulo, v.7 n.1 Abril/2011 Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum. Acesso em julho de 2017.
BRASIL: Seminário Internacional do Programa Cultura Viva: Novos Mapas Conceituais. Ministério da Cultura, Pirenópolis, 2009.
FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. (5ª ed.). São Paulo, SP: Cortez, 2001.
HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. In: Educação e Realidade 22, jul/dez 1997.
LOPES, Alice Casimiro. Teorias de Currículo - São Paulo; Cortez, 2011.
YOUNG. Michael. Para que servem as escolas? Revista Educação & Sociedade, Campinas, vol. 28, n. 101, p. 1287-1302, set./dez. 2007. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br/ Acesso em julho de 2017.