O PAPEL DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA ESCOLA PARA A SOCIALIZAÇÃO E FORMAÇÃO DOS JOVENS RESIDENTES NA ÁREA RURAL DE MAJOR VIEIRA/SC/BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Tecnologia de Informação e Comunicação, Educação, Escola do campo, Jovens, Major Vieira/SC

Resumo

A tecnologia tem função de fazer a integração da sociedade. Todo cidadão tem direito de usufruir e explorar recursos tecnológicos, vivendo na cidade ou campo. O objetivo deste artigo é verificar probabilidades de acesso aos meios tecnológicos e compartilhamento de informação pelos estudantes de escolas do campo de Major Vieira, município localizado na região do Planalto Norte do Estado de Santa Catarina. Pretendemos entender a realidade e as necessidades de acesso à internet, os meios de comunicação e informação que fazem partem do cotidiano dos estudantes dessa escola. Este artigo está subdividido em duas partes: na primeira discorremos sobre os conceitos básicos de tecnologia, sociedade e educação do campo e na segunda sobre as TIC na educação em Santa Catarina onde faremos um estudo de caso em uma escola. Como resultados obtivemos uma série de gráficos e informações sobre a realidade local que nos provoca, enquanto educadores, sobre qual o papel das TIC na educação. As conclusões apontam que a escola tem grande importância para a interação com as TIC por parte dos alunos e dos professores. Como educadores do campo, devemos trabalhar de forma a respeitar as especificidades dos jovens. Hoje é preciso saber metodologias para se ultrapassar as barreiras, pois a sociedade evolui e o campo e suas escolas devem acompanhar a evolução dessas novas tecnologias, não somente no agronegócio, mas também no âmbito educacional. Precisamos, portanto, buscar o avanço e a necessidade de políticas públicas que subsidiem em favor de uma educação de qualidade e tecnológica.

Biografia do Autor

Sílvio Domingos Mendes da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Sílvio Domingos Mendes da Silva é Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Professor do Departamento de Metodologia de Ensino da UFSC.

 

Denize Massimo Rodrigues, UFSC

Denize Massimo Rodrigues é licenciada em Educação do Campo pela Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2022-07-31

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS