Envíos

El registro y el inicio de sesión son necesarios para enviar elementos en línea y para comprobar el estado de los envíos recientes. Ir a Iniciar sesión a una cuenta existente o Registrar una nueva cuenta.

Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.

Directrices para autores/as

  1. Os textos submetidos devem ser inéditos e de autoria de quem os submete, contendo até no máximo quatro autores(as), incluindo o(a) orientador(a), quando for o caso.
  2. O intervalo para um(a) mesmo(a) autor(a) publicar novamente na revista é de um ano (duas edições).
  3. A revista é Interdisciplinar e de Ensino e os textos submetidos para o volume 2024.2 são de temática livre.
  4. Os(as) autores(as) devem ser servidores docentes, técnicos ou estudantes de escola pública. No caso de estudantes menores de idade, é necessário que o(a) professor(a) ou orientador(a) assine como co-autor.
  5. Para enviar o trabalho, um dos autores cadastra a si e aos demais autores(as) no momento da submissão, o que será feito diretamente na plataforma, no próprio site da revista: http://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo enviando cópia (em word ou open office) para o email sobretudoca@gmail.com
  6. No cadastro, deve indicar a seção a qual o texto se destina, resumo, palavras-chave, abstract e referências, levando em conta o gênero escolhido e suas especificidades.
  7. No ato da submissão dos trabalhos, o autor deverá enviar como documento suplementar um arquivo de texto contendo a identificação dos autores, preenchidos da seguinte maneira:
  • Nome completo do autor;
  • Número de identificação ORCID (caso não possua, criar previamente em http://orcid.org ou acessar mais instruções neste link);
  • Instituição, em ordem hierárquica decrescente, sucedida por cidade e país. Exemplo: Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de História, Santa Catarina, Brasil
  • Em nota de rodapé inserida após o nome do(s) autor(es), deve constar a formação, em ordem hierárquica decrescente, e filiação acadêmico-institucional, explicitando-se o vínculo institucional, e, em seguida, o e-mail. Exemplo: Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professor adjunto da Universidade Federal de Alfenas (Unifal). E-mail: exemplo@exemplo.com.br.
  1. Tão logo o texto tenha sido avaliado, a comissão editorial entrará em contato com os autores, notificando sobre a aprovação ou a reprovação, ou solicitando ajustes no caso de aprovação com restrições.

EXEMPLO:

 

SALA DE AULA E PESQUISA:

PRÁTICAS DE UM GRUPO DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS

 

 Resumo: O propósito deste artigo é apresentar e discutir como um grupo de professoras dos anos iniciais vem pensando e propondo pesquisa em sala de aula. Trata-se do grupo denominado Saberes e Práticas Escolares do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, que vem embasando suas questões na perspectiva dos Projetos de Trabalho, discutida por Hernàndez (1998). Tal perspectiva de estudo tem provocado algumas práticas de se pensar a pesquisa com as crianças, ainda que de modo iniciante. A partir dessas práticas se percebe que os projetos de trabalho se constituem como um dos dispositivos potentes para provocar e colocar em movimento alguma renovação no ensino e na aprendizagem, no que diz respeito à iniciação científica. O que, de acordo com a perspectiva teórica adotada, parece reconhecer a forte relação e articulação entre projetos de trabalho e uma educação científica.

 

Palavras-chave: Projetos de Trabalho; Práticas escolares; Formação científica; Anos Iniciais.

 

Abstract: The purpose of this paper is to present and discuss as a group of teachers of the elementary school has been thinking and proposing research in the classroom. It’s the group called Knowledge and Practice School of the Experimental College of the Federal University of Santa Catarina, which is basing its questions from the perspective of the Work Projects discussed by Hernàndez (1998). This perspective study has caused some practices of thinking about research with children, even in beginner mode. From these practices is perceived that the work projects constitute one of the powerful devices to trigger and put in motion some renovation in teaching and learning, with regard to the scientific initiation. What, according to the theoretical approach adopted, seems to recognize the strong relationship and articulation between work projects and scientific education.

 

Keywords: Work Projects; Teaching Practices; Scientific Education; Elementary School.

  

 Fazendo e propondo pesquisa no CA-UFSC

 

O propósito deste artigo é apresentar e discutir como um grupo de professoras dos anos iniciais  (e crianças) vem fazendo e propondo pesquisa no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (CA-UFSC). Trata-se do grupo Saberes e Práticas Escolares do Colégio de Aplicação (SAPECA) que, desde a sua constituição no ano de 2000, vem reunindo professoras mobilizadas em torno de problemáticas específicas como, por exemplo, pensar o planejamento escolar, práticas de avaliação e de pesquisa com as crianças, à luz da perspectiva dos Projetos de Trabalhos, discutida por Hernàndez (1998). [...]

 

 EXEMPLO DE REFERÊNCIAS

 

ALDERSON, P. As crianças como pesquisadoras; os efeitos dos direitos de participação sobre a metodologia de pesquisa. Educação e Sociedade. [online] 2005. vol. 26, n. 91, p. 419-442, Maio/Ago. 2005. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 18 jun. 2013.

ARRUDA, J. P. de. Professora, vale nota? Portfólio, trabalho pedagógico e processos de avaliação nos anos iniciais. In: LAFFIN, Maria Hermínia L. F. (org.) Crianças, jovens e adultos: diferentes processos e mediações escolares. Florianópolis, Letras Contemporâneas, 2008, p. 21-32. 

ARTIGOS CIENTÍFICOS

Publicamos artigos científicos das áreas Interdisciplinar e de Ensino, de pesquisadores e docentes que enfoquem a Educação Básica. Os textos devem ser inéditos, entre 10 e 20 páginas, e seguir as normas da ABNT, contendo: título, autor, vínculo institucional, resumo, palavras-chave (em português e em uma segunda língua, preferencialmente inglês, espanhol ou francês), problema, objetivo, metodologia, resultados e referência. Estudantes de graduação podem publicar em parceria com seus orientadores e supervisores.

ARTIGOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Publicamos pesquisas científicas de estudantes da Educação Básica. Os textos devem ser inéditos, entre 06 e 15 páginas, e seguir as normas da ABNT, contendo: título, autor, vínculo institucional, resumo, palavras-chave (em português e em uma segunda língua, preferencialmente inglês, espanhol ou francês), problema, objetivo, metodologia, resultados e referência. Só serão aceitos artigos assinados em coautoria com os orientadores (PIBIC-Jr, PIBIC-EM, Pés na Estrada do Conhecimento e outros).

ARTIGOS SOBRE EXPERIÊNCIAS DOCENTES

Publicamos artigos sobre experiências em sala de aula de pesquisadores e docentes que enfoquem a Educação Básica. Os textos devem ser inéditos, entre 06 e 15 páginas, e seguir as normas da ABNT, contendo: título, autor, vínculo institucional, resumo, palavras-chave (em português e em uma segunda língua, preferencialmente inglês, espanhol ou francês), objetivo, metodologia, relato da experiência docente e referências.

ARTIGOS SOBRE EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Publicamos artigos sobre experiências significativas de estágio na Educação Básica. Os textos devem ser inéditos, entre 06 e 15 páginas, e seguir as normas da ABNT, contendo: título, autor, vínculo institucional, resumo, palavras-chave (em português e em uma segunda língua, preferencialmente espanhol ou inglês), objetivo, metodologia,relato de experiência e referências. Estudantes de graduação devem submeter os textos em coautoria com seus orientadores ou supervisores.

RELATOS DE EXPERIÊNCIA EM INTERCÂMBIO

Publicamos relatos de vivências de intercâmbio estudantil na Educação Básica. Os textos devem ser inéditos, entre 06 e 15 páginas, e seguir as normas da ABNT, contendo: título, autor, vínculo institucional, resumo, palavras-chave (em português e em uma segunda língua, preferencialmente inglês, espanhol ou francês) e apresentar problema, objetivo, metodologia, relato e referências. Estudantes de educação básica podem publicar sob a supervisão de um orientador.

ENSAIOS

O ensaio deve ter entre 06 e 15 páginas, e seguir as normas da ABNT, contendo: título, resumo, palavras-chave (em português e em uma segunda língua, preferencialmente inglês, espanhol e francês), objetivo, reflexões e referência.

RESENHAS

Publicamos resenhas de livros, filmes e séries que possam desperatar o interesse de professores, pesquisadores e estudantes da Educação Básica. Os textos devem ser inéditos, entre 03 e 10 páginas, e seguir as normas da ABNT, contendo: título, apresentação, resumo, análise e referências. Estudantes de graduação e educação básica podem publicar sob a supervisão de seus professores ou orientadores.

LITERATURA E OUTRAS ARTES

Publicamos textos de natureza literária (conto, crônica, poema entre outros). Os textos devem ser inéditos, de natureza literária (conto, crônica, poema entre outros), e conter até 15 páginas, incluindo título seguido do texto. Estudantes de educação básica e de graduação podem publicar, desde que sob orientação de um professor.

Declaración de privacidad

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.