Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os textos submetidos devem ser inéditos e com referencial teórico atualizado e os autores não podem ter publicado na revista Sobre Tudo nos últimos dois anos. Do mesmo modo, o texto não pode ter sido enviado para avaliação para publicação em outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor";
  • Os trabalhos devem ser resultado de pesquisa científica e da autoria de quem os submete, contendo até no máximo quatro autores;
  • Terão preferência de publicação autores que sejam servidores docentes, técnicos ou estudantes de escolas ou instituições de ensino superior públicas, priorizando-se os que sejam oriundos de instituições externas, sem vínculos com a UFSC.
  • Não serão aceitos trabalhos contendo plágio ou resultantes do uso de inteligência artificial na totalidade ou em suas partes;
  • No caso de autores que sejam estudantes menor de idade ou de graduação, é necessário que o professor ou orientador assine como coautor;
  • Antes de submeter o texto na plataforma TODOS os autores precisam ter realizado seu cadastro no ORCid, pois o número será solicitado pelo sistema no momento da submissão;
  • Ao menos um dos autores deve possuir o título de doutor;
  • Para enviar o trabalho, é necessário fazer o cadastro de todos os autores e coautores na plataforma da revista, preenchendo inclusive a respectiva formação, curta biografia acadêmica/profissional e contato de cada um, para então submeter o texto em arquivo sem identificação de autoria: http://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo
  • O autor deve indicar a seção a qual o texto se destina, levando em conta o gênero escolhido e suas especificações;
  • Além do arquivo com o texto para avaliação, o responsável deve enviar outro arquivo com a identificação dos autores e informações suplementares, para uso dos editores, conforme orientações presentes no item "Diretrizes para autores";
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Antes de submeter o texto o autor deve verificar se foram retirados do texto nome dos autores, ou quaisquer outros itens que permitam a identificação de autoria, garantindo dessa forma o sigilo durante a avaliação cega por pares;
  • Após o período de avaliação duplo-cego, a comissão editorial entrará em contato com os autores, notificando sobre a aprovação, a reprovação ou a necessidade de ajustes no caso de aprovação com revisão requerida;
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • As permissões para uso de depoimentos e imagens incluídos no artigo, se for o caso, estão em posse do autor, que possui autorização para publicação dos mesmos na revista Sobre Tudo.

Diretrizes para Autores

  1. Os textos submetidos devem ser inéditos e de autoria de quem os submete, contendo até no máximo quatro autores(as), incluindo o(a) orientador(a), quando for o caso.
  2. O intervalo para um(a) mesmo(a) autor(a) publicar novamente na revista é de um ano (duas edições).
  3. A revista é Interdisciplinar e de Ensino e os textos submetidos para o volume 2025.2 são de temática livre.
  4. Os(as) autores(as) devem ser preferencialmente servidores docentes, técnicos ou estudantes de escola pública. No caso de estudantes menores de idade, é necessário que o(a) professor(a) ou orientador(a) assine como co-autor.
  5. Para submeter um texto na revista Sobre Tudo autores e co-autores precisam realizar cadastro na plataforma (AQUI). Caso já tenha sido cadastrado deve entrar no sistema com login e senha (AQUI). É responsabilidade dos autores e co-autores fazerem seu cadastro completo, sob pena de não terem seus textos publicados. 
  6. Em caso de texto com mais de um autor, apenas um dos autores submete o texto na plataforma, enviando uma cópia dos arquivos (em word ou open office) para o email revistasobretudo@contato.ufsc.br.
  7. Os textos submetidos à revista devem se adequar às normas presentes no TEMPLATE que pode ser acessado AQUI
  8. No cadastro, deve indicar a seção a qual o texto se destina, resumo, palavras-chave, abstract e referências, levando em conta o gênero escolhido e suas especificidades.
  9. No ato da submissão do trabalho, o autor deverá enviar também um documento suplementar (em word ou open office) contendo a identificação de TODOS os autores, preenchidos da seguinte maneira:
  • Nome completo do autor;
  • Número de identificação ORCID (caso não possua, criar previamente em http://orcid.org ou acessar mais instruções neste link);
  • Instituição, em ordem hierárquica decrescente, sucedida por cidade e país. Exemplo: Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de História, Santa Catarina, Brasil
  • Em nota de rodapé inserida após o nome do(s) autor(es), deve constar a formação, em ordem hierárquica decrescente, e filiação acadêmico-institucional, explicitando-se o vínculo institucional, e, em seguida, o e-mail. Exemplo: Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professor adjunto da Universidade Federal de Alfenas (Unifal). E-mail: exemplo@exemplo.com.br.
  1. Tão logo o texto tenha sido avaliado, a comissão editorial entrará em contato com os autores, notificando sobre a aprovação ou a reprovação, ou solicitando ajustes no caso de aprovação com restrições.

EXEMPLO DE RESUMO E PALAVRA-CHAVE:

SALA DE AULA E PESQUISA: PRÁTICAS DE UM GRUPO DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS

 Resumo: O propósito deste artigo é apresentar e discutir como um grupo de professoras dos anos iniciais vem pensando e propondo pesquisa em sala de aula. Trata-se do grupo denominado Saberes e Práticas Escolares do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, que vem embasando suas questões na perspectiva dos Projetos de Trabalho, discutida por Hernàndez (1998). Tal perspectiva de estudo tem provocado algumas práticas de se pensar a pesquisa com as crianças, ainda que de modo iniciante. A partir dessas práticas se percebe que os projetos de trabalho se constituem como um dos dispositivos potentes para provocar e colocar em movimento alguma renovação no ensino e na aprendizagem, no que diz respeito à iniciação científica. O que, de acordo com a perspectiva teórica adotada, parece reconhecer a forte relação e articulação entre projetos de trabalho e uma educação científica.

Palavras-chave: Projetos de Trabalho; Práticas escolares; Formação científica; Anos Iniciais.

Abstract: The purpose of this paper is to present and discuss as a group of teachers of the elementary school has been thinking and proposing research in the classroom. It’s the group called Knowledge and Practice School of the Experimental College of the Federal University of Santa Catarina, which is basing its questions from the perspective of the Work Projects discussed by Hernàndez (1998). This perspective study has caused some practices of thinking about research with children, even in beginner mode. From these practices is perceived that the work projects constitute one of the powerful devices to trigger and put in motion some renovation in teaching and learning, with regard to the scientific initiation. What, according to the theoretical approach adopted, seems to recognize the strong relationship and articulation between work projects and scientific education.

Keywords: Work Projects; Teaching Practices; Scientific Education; Elementary School.

  

 EXEMPLO DE REFERÊNCIAS

ALDERSON, P. As crianças como pesquisadoras; os efeitos dos direitos de participação sobre a metodologia de pesquisa. Educação e Sociedade. [online] 2005. vol. 26, n. 91, p. 419-442, Maio/Ago. 2005. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 18 jun. 2013.

ARRUDA, J. P. de. Professora, vale nota? Portfólio, trabalho pedagógico e processos de avaliação nos anos iniciais. In: LAFFIN, Maria Hermínia L. F. (org.) Crianças, jovens e adultos: diferentes processos e mediações escolares. Florianópolis, Letras Contemporâneas, 2008, p. 21-32. 

ARTIGOS CIENTÍFICOS

Publicamos artigos científicos das áreas Interdisciplinar e de Ensino, de pesquisadores e docentes que enfoquem a Educação Básica. Os textos devem ser inéditos, entre 10 e 20 páginas, e seguir as normas da ABNT, contendo: título, autor, vínculo institucional, resumo, palavras-chave (em português e em uma segunda língua, preferencialmente inglês, espanhol ou francês), problema, objetivo, metodologia, resultados e referência. Estudantes de graduação podem publicar em parceria com seus orientadores e supervisores.

ARTIGOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Publicamos pesquisas científicas de estudantes da Educação Básica. Os textos devem ser inéditos, entre 06 e 15 páginas, e seguir as normas da ABNT, contendo: título, autor, vínculo institucional, resumo, palavras-chave (em português e em uma segunda língua, preferencialmente inglês, espanhol ou francês), problema, objetivo, metodologia, resultados e referência. Só serão aceitos artigos assinados em coautoria com os orientadores (PIBIC-Jr, PIBIC-EM, Pés na Estrada do Conhecimento e outros).

ARTIGOS SOBRE EXPERIÊNCIAS DOCENTES

Publicamos artigos sobre experiências em sala de aula de pesquisadores e docentes que enfoquem a Educação Básica. Os textos devem ser inéditos, entre 06 e 15 páginas, e seguir as normas da ABNT, contendo: título, autor, vínculo institucional, resumo, palavras-chave (em português e em uma segunda língua, preferencialmente inglês, espanhol ou francês), objetivo, metodologia, relato da experiência docente e referências.

ARTIGOS SOBRE EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Publicamos artigos sobre experiências significativas de estágio na Educação Básica. Os textos devem ser inéditos, entre 06 e 15 páginas, e seguir as normas da ABNT, contendo: título, autor, vínculo institucional, resumo, palavras-chave (em português e em uma segunda língua, preferencialmente espanhol ou inglês), objetivo, metodologia,relato de experiência e referências. Estudantes de graduação devem submeter os textos em coautoria com seus orientadores ou supervisores.

RELATOS DE EXPERIÊNCIA EM INTERCÂMBIO

Publicamos relatos de vivências de intercâmbio estudantil na Educação Básica. Os textos devem ser inéditos, entre 06 e 15 páginas, e seguir as normas da ABNT, contendo: título, autor, vínculo institucional, resumo, palavras-chave (em português e em uma segunda língua, preferencialmente inglês, espanhol ou francês) e apresentar problema, objetivo, metodologia, relato e referências. Estudantes de educação básica podem publicar sob a supervisão de um orientador.

ENSAIOS

O ensaio deve ter entre 06 e 15 páginas, e seguir as normas da ABNT, contendo: título, resumo, palavras-chave (em português e em uma segunda língua, preferencialmente inglês, espanhol e francês), objetivo, reflexões e referência.

RESENHAS

Publicamos resenhas de livros, filmes e séries que possam desperatar o interesse de professores, pesquisadores e estudantes da Educação Básica. Os textos devem ser inéditos, entre 03 e 10 páginas, e seguir as normas da ABNT, contendo: título, apresentação, resumo, análise e referências. Estudantes de graduação e educação básica podem publicar sob a supervisão de seus professores ou orientadores.

LITERATURA E OUTRAS ARTES

Publicamos textos de natureza literária (conto, crônica, poema entre outros). Os textos devem ser inéditos, de natureza literária (conto, crônica, poema entre outros), e conter até 15 páginas, incluindo título seguido do texto. Estudantes de educação básica e de graduação podem publicar, desde que sob orientação de um professor.

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