SCIENCE TEACHING AND INCLUSIVE EDUCATION:

CHALLENGES AND POSSIBILITIES IN TEACHER TRAINING

Authors

Keywords:

Teacher Training, Inclusive Education, Science Teaching

Abstract

The present study aims to conduct research on the challenges and possibilities in the teacher education of science teachers from the perspective of inclusive education in the context of Science Education. To achieve this, bibliographic research was carried out using the website of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) Foundation. The selected journals were related to the field of Science Education and the subfield of Special/Inclusive Education, with a time frame ranging from 2019 to 2021. The sought-after scientific articles were published in journals classified as Qualis A1, A2, B1, and B2. Initially, a search was conducted in the archives using the descriptors "teacher education," "inclusive education," and "science education," aiming to understand the historical problematization of special/inclusive education and the education of science teachers, based on previous studies conducted by researchers in the field. The study emphasizes the importance and necessity of continuous investment in teacher education, as it allows for reflection on the work performed and the opportunity to review approaches and models of practice. Thus, the study contributes to strengthening the understanding of the relevance of teacher education in higher education and promoting the improvement of professional practice.

Author Biographies

Cleusa Inês Ziesmann, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente é Professora de Libras e de Educação Inclusiva na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Cerro Largo/RS.

Emily Kassiane Nicoli

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, em Cerro Largo/RS.

References

ABC. Academia Brasileira de Ciências. O ensino de ciências e a educação básica: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: ABC, 2007.

AGAPITO, Juliano. A formação inicial de professores na perspectiva da educação inclusiva: um olhar para a diversidade. Dissertação de Mestrado. 195 f. 2013. Universidade da Região de Joinville, Joinville.

ALVES, Denise de Oliveria. Sala de recursos multifuncionais: espaços para atendimento educacional especializado. Brasília, DF: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Especial, 2006.

BARBOSA, Luana Rafaela de Oliveira; MEDEIROS, Liliani Aparecida Sereno Fontes de. O ensino de Ciências e a Educação Inclusiva: desafios e potencialidades segundo o projeto político-pedagógico e a visão docente. Revista Educação Pública, 2018. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/18/24/o-ensino-de-cincias-e-a-educao-inclusiva-desafios-e-potencialidades-segundo-o-projeto-poltico-pedaggico-e-a-viso-docente. Acesso em 18 jun. 2023.

BAZON, Fernanda Vilhena Mafra et al. A formação inicial de professores para a educação in/exclusiva. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 13, n. 30, p. 130-156, 2015.

BRASIL, Ministério da Educação. Educação inclusiva - a escola. Secretaria de Educação Especial. Brasília - 2004.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei Nº. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível m/; http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 15 jun. 2023.

BRASIL. Adaptações curriculares de grande e de pequeno porte. Brasília: MEC/SEESP: 2000.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Adaptações Curriculares. 1 ed. Brasília: MEC,1998.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf>. Acesso em 15 jun. 2023.

CAMARGO, Éder Pires de; VIVEIROS, Edval Rodrigues de. Ensino de ciências e matemática num ambiente inclusivo: pressupostos didáticos e metodológicos. Bauru, 2006.

CARVALHO, Rosita Edler. Educação Inclusiva: com os pingos nos is. Porto Alegre: Mediação, 2004.

SOUSA, Elisabete Marques Cardozo de; ALVARENGA, Elenice Monte. Acessibilidade e inclusão de surdos na educação profissional e tecnológica nos Institutos Federais: revisão de literatura. Ensino & Pesquisa, v. 19, nº3, 2021.

DUARTE, Ana Cristina Santos. Educar e aprender na diversidade: um caminho para a inclusão. Curitiba: Appris, 2015.

DUK, Cynthia. Educar na diversidade: material de formação docente.3 ed. Brasília: MEC/SEESP, 2005.

FELICETTI, Suelen Aparecida; BATISTA, Irinéa de Lourdes. A formação de professores para a educação inclusiva de alunos com deficiências a partir da literatura. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 12, n. 24, p. 165–180, 2020. DOI: 10.31639/rbpfp.v12i24.312. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/312. Acesso em: 18 jun. 2023.

GARCIA, Rosalba. O conceito de flexibilidade curricular nas políticas públicas de inclusão educacional. In : BAPTISTA, C. R. Inclusão, práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. Editora Mediação, Porto Alegre, 2007.

GARCIA, Rosalba. Políticas inclusivas na educação: do global ao local. In: BAPTISTA, C. R. (org.). Educação Especial- diálogo e pluralidade. Editora Mediação, Porto Alegre, 2008.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

LIPPE, Eliza Márcia Oliveira; CAMARGO. Éder Pires de. O ensino de Ciências e seus desafios para a inclusão: o papel do professor especialista. In: NARDI, R. (Org.) Ensino de Ciências e Matemática, I: temas sobre a formação de professores [online]. São Paulo: UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 258 p. Disponível em: http://books.scielo.org. Acesso em: 18 jun. 2023.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. 38p.

MANTOAN, Maria Teresa Égler. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Summus Editorial, 2015.

MATHIAS, D. F.. Metodologias para o ensino de ciências direcionadas a alunos com necessidades educativas especiais. Porto Alegre, 2009.

MENDES, E.G. Desafios atuais na formação do professor de educação especial. In: MEC, Secretaria de Educação Especial. Revista Integração, 2002.

MENDONÇA, Carla A. S. Políticas de educação, internacionalização e formação de professores. V. 12 n. 28 2020.

MENEZES, E. P.; TURCHIELLO, P. Discursos inclusivos em circulação nas escolas e seus efeitos na condução docente. Reflexão e Ação, v. 28, n. 1, p. 161-173, 5 jan. 2020.

MINETTO, M. de F. Currículo na educação inclusiva: entendendo esse desafio. 2. ed. Curitiba: Ibpex, 2008. 135 p.

MOROSINI, M. C.; FERNANDES, C. M. B.. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul/dez. 2014.

NICOLA, J. A.; PANIZ, Catiane Mazocco. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de biologia. Infor, Inov. Form., Rev. NEaD-Unesp, São Paulo, v. 2, n. 1, p.350-375, 2016.

NOBRE, S. A. O.; SILVA, F. R. Métodos e práticas do ensino de Biologia para jovens especiais na escola de ensino médio Liceu de Iguatu Dr. José Gondim, Iguatu/CE. Revista SBEnBIO, v. 1, n. 7, p. 2105-2116, 2014.

OLIVEIRA, Nathalia Braga Fayão. Educação Inclusiva e o ensino de Ciências. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura). Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Acervo da Iniciação Científica, n. 1, 2013.

OSÓRIO, P. F.; SARDAGNA, H. V. A falta de oferta do Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica: narrativas dos professores de uma escola pública. v. 25, n. 1 (2020).

PAN, M. O direito à diferença: uma reflexão sobre deficiência intelectual e educação inclusiva. Curitiba: Editora InterSaberes, 2012.

PARANÁ. Diretrizes da Educação Especial para a construção de currículos inclusivos. Curitiba: SEED.SUED, 2006.

PEREIRA, L. de L. S. et al. Trajetória da formação de professores de ciências para educação inclusiva em Goiás, Brasil, sob a ótica de participantes de uma rede colaborativa. Ciência & Educação, v. 21, n. 2, p. 473-491, 2015.

PIMENTA, P. R.. Clínica e Escolarização dos Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Revista Educação e realidade. v. 44, n. 1 (2019). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/84859. Acesso 18 jun. 2023.

PIOVESAN, J. B. et. al. A formação do professor na sala de aula: atitude frente à pessoa com deficiência. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 15, n. 4, 2019, p. 230-250.

PLAISANCE, É. O Especial na Educação: significados e usos. v. 44, n. 1 (2019). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/84845. Acesso: 18 jun. 2023.

CARDOZO, R. da C.; RIBEIRO, S. M. Os professores formadores do curso de Pedagogia do Sistema ACAFE e a formação continuada na inclusão de acadêmicos com deficiência. Educação em Foco, [S. l.], v. 22, n. 36, p. 11–28, 2019.

RENDERS, E. C.; GONÇALVES, M. A. N. Os princípios do design universal para aprendizagem como suporte para a prática docente inclusiva. Ensino & Pesquisa, v. 18, nº 3, 2020.

RODRIGUES, A. S.; CRUZ, L. H. F. Políticas educacionais, formação de professores e perspectivas críticas na pesquisa em educação, v. 11 n. 25, 2019.

ROMANOWSKI, J. P. Formação e profissionalização docente. 3. ed. Curitiba: Ibpex, 2012.

SANTOS, S. de O.. Educação inclusiva: representações de professores de uma escola pública do estado de São Paulo. Universidade Cidade de São Paulo. 2009.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3.ed. Campinas: Autores associados, 2010.

VITALIANO, C. R; VALENTE, S. M. P. A formação de professores reflexivos como condição necessária para inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Londrina: Eduel, 2010, p. 22-38.

VIVEIRO, A. A.; BEGO, A. M. O ensino de ciências no contexto da educação inclusiva: diferentes matizes de um mesmo desafio. Jundiaí: Paco editorial, 2015.

XAVIER, A. G. P. Ética, técnica e política: a competência docente na proposta inclusiva. Revista Integração, Brasília, v. 14, n. 24, 2002.

ZEPPONE, R. M. O.. A conferência mundial de educação para todos e a declaração de Salamanca: alguns apontamentos. Rev. Educ. Espec., 2011, v. 24, n. 41, p. 363-376.

ZIESMANN, Cleusa Inês; GUILHERME, Anselmo Alexandre. Inclusão no atendimento educacional especializado na educação básica: um estudo de caso. Revista Contexto & Educação, 35 (110), 86–104, 2020. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.86-104

Published

2023-07-31

Issue

Section

ARTIGOS CIENTÍFICOS