TRABALHO DOCENTE ARTICULADO E PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores

  • Dayana Valéria Folster Antonio Schreiber Colégio de Aplicação - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Paula dos Santos Ferraz Colégio de Aplicação - Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

O presente artigo tem por objetivo geral analisar o trabalho docente articulado, entre professora regente de turma e professora de Educação Especial, no processo de ensino-aprendizagem de estudantes com deficiência mental/intelectual matriculados na Educação Básica. O estudo foi realizado em uma turma dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede federal de ensino. Para refletir acerca do desenvolvimento humano e a aprendizagem, utiliza-se como aporte teórico a Teoria Histórico Cultural, mais especificamente os estudos de Vygotsky, compreendendo a importância da escola e sua função no ensino dos conhecimentos socialmente construídos e historicamente acumulados. Os resultados apontam para a relevância do trabalho docente articulado para impulsionar o desenvolvimento e aprendizagem de todos os estudantes na escola.

 

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Publicado

2022-12-22

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS