É PRECISO TRANSVER O MUNDO

SALTANDO PEDRAS, SOLTANDO O VERBO

Autores

  • Ana Lúcia Machado Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fabiana Giovani Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

alfabetização, pesquisa narrativa, concepção discursiva de linguagem, letramento literário

Resumo

Muitos são os questionamentos ainda sem respostas que interpelam os sistemas de ensino no tocante aos retornos aos processos escolares presenciais após dois anos de isolamento social. Entretanto, o texto que segue, uma narrativa “marcada por impressões, memórias, pontos de vista” pretende tecer um caminho entre a experiência vivida no contexto do ensino remoto e a experiência vivida no atual contexto do ensino presencial com crianças de um terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública federal, ainda em processos de alfabetização. Trata-se apenas de uma narrativa de experiência, inconclusa e polissêmica construída a partir de tudo o que nos desafia e que, por meio da compreensão da linguagem enquanto forma de inter(ação), traz o diálogo entre passado e presente, a busca por sentido aos conteúdos curriculares, a continuação do trabalho humanizador apoiado em obras literárias e a ampliação dos processos de empoderamento discursivo.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Machado, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Curso de Linguística Aplicada da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGL_UFSC). Mestre em Educação e Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Professora aposentada da Rede Municipal de Florianópolis. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino de Língua Portuguesa (NEPALP) e Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa: Formação de Professores e Práticas de Ensino (FOPPE).

Fabiana Giovani, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino de Língua Portuguesa (NEPALP), do Grupo de estudos bakhtinianos do Pampa (GEBAP) e do grupo de estudos de alfabetização (GRUPA).

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Publicado

2022-12-22

Edição

Seção

ARTIGOS SOBRE EXPERIÊNCIAS DOCENTES