CAMINHOS DO ESTÁGIO
ESCUTA SENSÍVEL E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NOS ANOS INICIAIS
Palavras-chave:
escuta sensível, interdisciplinariedade, coformação, projeto de ação docente, estágio supervisionadoResumo
Este artigo apresenta um relato de experiência de docência, desenvolvido durante o estágio curricular supervisionado em uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O objetivo central foi elaborar um projeto de ação docente que articulasse os interesses das crianças aos conteúdos curriculares. A metodologia pautou-se no planejamento colaborativo, na escuta como ponto de partida, e na organização de uma sequência didática centrada no tema animais, escolhido coletivamente. As atividades integraram Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e História, por meio de produção textual, tecnologias, entrevistas, jogos e oficinas artísticas, apoiadas por uma avaliação formativa. Os resultados evidenciam o potencial da escuta e da interdisciplinaridade como fundamentos para uma prática docente sensível e criativa. A vivência também permitiu refletir sobre os desafios da gestão do tempo e da mediação pedagógica no cotidiano escolar. A experiência reafirma, assim, o estágio como espaço de coformação para uma prática ética, crítica e comprometida com os direitos e os saberes das crianças.
Referências
BALTSCHEIT, Martin; SCHWARZ, Christine. Vote em mim! São Paulo: Editora Ciranda Cultural, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 01 jul. 2025.
CARMINATI, Marcia Bressan; DEMARIA, Maria Aparecida Aguiar; PAZIN, Nailze Pereira de Azevedo. A escola como espaço de formação e coformação docente. In: SOUZA, Alba Regina Battisti de; et al (org.). Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Estágio Curricular Supervisionado e Formação Docente. 1. ed. Florianópolis, SC: Editora Insular: 2020.
FREIRE, Madalena. Observação, registro e reflexão: Instrumentos Metodológicos I. 2ª ED. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1996.
FREIRE, Madalena. Avaliação e planejamento: a prática educativa em questão. Instrumentos Pedagógicos II. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1997.
FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo. São Paulo: Paz e Terra, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2017.
MELLO, Suely A. Infância e humanização: algumas considerações na perspectiva histórico-cultural, Perspectiva, Florianópolis, v. 25, n. 1, p. 83-104, jan./jun. 2007.
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática? 11. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
SKLIAR, Carlos. O ensinar enquanto travessia: linguagens, leituras, escritas e alteridades para uma poética da educação. Salvador: EDUFBA, 2014.