MULTILETRAMENTOS E MULTIMODALIDADE NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

GÊNERO DISCURSIVO TIRAS QUE CIRCULAM NA MÍDIA DIGITAL

Autores

Palavras-chave:

Tiras, Mídia digital, Residência pedagógica

Resumo

No ensino de línguas, a aprendizagem por meio dos gêneros discursivos possibilita empreender muitas discussões que visam despertar a consciência crítica e participativa dos estudantes. Assim, entendemos que é de suma importância as discussões que considere a cultura digital e a valorização da diversidade cultural e das linguagens presentes no contexto globalizado. Diante disso, as teorias acerca dos multiletramentos e multimodalidade se fazem imprescindíveis no ensino. É dentro desse contexto que propomos o trabalho com as tiras que circulam na mídia virtual e fogem do cânone. Desse modo, apresentamos uma atividade com tirinhas no ambiente digital aplicada no Programa de Residência Pedagógica. Para isso, embazamo-nos teoricamente em Canclini (2008); Cope e Kalantzis (2007, 2013) e Rojo (2012). No que se refere ao gênero tiras afiliaremo-nos a Nicolau (2013) e Ramos (2017). Como resultado, os alunos puderam reconhecer a riqueza e a complexidade desse gênero, compreendendo seu potencial expressivo, em consonância com as exigências de leitura e produção escrita do mundo contemporâneo, conforme determina a Base Nacional Comum Curricular (2018).

Biografia do Autor

Patrícia Maria da Silva, Universidade Federal de Catalão - UFCAT

Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2006) e graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal de Goiás (2001). Atualmente é professora no - COLÉGIO ESTADUAL ´´DR DAVID PERSICANO´´. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, Mestra em Estudos da Linguagem pelo PPGEL UFCAT Goiás, na linha 3 (Língua, Linguagem e Cultura) com a dissertação intitulada: GÊNEROS DISCURSIVOS E ESTRANGEIRISMOS LEXICAIS: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES PROPOSTAS EM UM LIVRO DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" sob a orientação da professora Pós doutora Anair Valênia Martins Dias. Doutoranda em Estudos da Linguagem pelo PPGEL UFCAT Goiás, sendo orientada pela mesma professora.

Viviane Cristina de Alencar Tomé, Universidade Federal de Catalão - UFCAT

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Goiás (2001). Atualmente é professora - CPMGI Dr Tharsis Campos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras.Mestra em Letras no programa PPGEl pela UFCAT GO. Egressa em fevereiro de 2019 com o projeto de pesquisa intitulado: SEQUÊNCIA DIDÁTICA E GÊNERO TIRAS:uma proposta de ensino de aspectos linguísticos e discursivos da língua espanhola , sob a orientação da professora Dr Anair Valênia Dias Martins.

Silvânia Aparecida Alvarenga Nascimento, Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Catalão - UFCAT, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES; Mestra em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Catalão - UFCAT; Especialista em Literatura e Ensino pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Norte do Paraná -UNOPAR/PITÁGORAS; Graduada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL; Pesquisadora do Grupo de Estudos Linguísticos do Maranhão - GELMA/UEMASUL.

Anair Valênia, Universidade Federal de Catalão - UFCAT

Pós-doutora em Linguística pela Universidade de Brasília-UNB. Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL), da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Professora Adjunta do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Catalão (IEL/UFCAT). Coordenadora do GEGDEL-Grupo de Estudos em Gêneros Discursivos e Ensino de Línguas. Membro da American Organization of Teachers of Portuguese-AOTP. Membro da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira-SIPLE. Doutora pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, no programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, área de concentração em Linguagem e Tecnologias, com linha de pesquisa em Linguagem, Ensino e Mediação Tecnológica (2013). Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU, área de concentração em Linguística e Linguística Aplicada (2005). Atua na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, desenvolvendo pesquisas principalmente com os seguintes temas: Língua Portuguesa como Língua Estrangeira-PLE, Multiletramentos, Multissemioses, Formação de Professores, Linguística Aplicada, Educação a Distância, Gêneros Discursivos e Análise do Discurso. Desenvolve atualmente o projeto de pesquisa MULTISSEMIOSES, MULTILETRAMENTOS E MULTICULTURALISMOS NA CONSTITUIÇÃO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS: INTERFACES TEÓRICO-PRÁTICAS e investiga questões relacionadas à constituição e ensino dos gêneros cânones e digitais, ensino de língua e gênero, tecnologia no ensino de língua. Foi coordenadora dos processos de formação continuada das áreas de Língua Portuguesa e Literatura da Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia. 

Referências

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Publicado

2025-07-30