MULTILETRAMENTOS E MULTIMODALIDADE NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

GÊNERO DISCURSIVO TIRAS QUE CIRCULAM NA MÍDIA DIGITAL

Auteurs

Mots-clés :

Tiras, Mídia digital, Residência pedagógica

Résumé

No ensino de línguas, a aprendizagem por meio dos gêneros discursivos possibilita empreender muitas discussões que visam despertar a consciência crítica e participativa dos estudantes. Assim, entendemos que é de suma importância as discussões que considere a cultura digital e a valorização da diversidade cultural e das linguagens presentes no contexto globalizado. Diante disso, as teorias acerca dos multiletramentos e multimodalidade se fazem imprescindíveis no ensino. É dentro desse contexto que propomos o trabalho com as tiras que circulam na mídia virtual e fogem do cânone. Desse modo, apresentamos uma atividade com tirinhas no ambiente digital aplicada no Programa de Residência Pedagógica. Para isso, embazamo-nos teoricamente em Canclini (2008); Cope e Kalantzis (2007, 2013) e Rojo (2012). No que se refere ao gênero tiras afiliaremo-nos a Nicolau (2013) e Ramos (2017). Como resultado, os alunos puderam reconhecer a riqueza e a complexidade desse gênero, compreendendo seu potencial expressivo, em consonância com as exigências de leitura e produção escrita do mundo contemporâneo, conforme determina a Base Nacional Comum Curricular (2018).

Biographies des auteurs

  • Patrícia Maria da Silva, Universidade Federal de Catalão - UFCAT

    Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2006) e graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal de Goiás (2001). Atualmente é professora no - COLÉGIO ESTADUAL ´´DR DAVID PERSICANO´´. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, Mestra em Estudos da Linguagem pelo PPGEL UFCAT Goiás, na linha 3 (Língua, Linguagem e Cultura) com a dissertação intitulada: GÊNEROS DISCURSIVOS E ESTRANGEIRISMOS LEXICAIS: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES PROPOSTAS EM UM LIVRO DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" sob a orientação da professora Pós doutora Anair Valênia Martins Dias. Doutoranda em Estudos da Linguagem pelo PPGEL UFCAT Goiás, sendo orientada pela mesma professora.

  • Viviane Cristina de Alencar Tomé, Universidade Federal de Catalão - UFCAT

    Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Goiás (2001). Atualmente é professora - CPMGI Dr Tharsis Campos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras.Mestra em Letras no programa PPGEl pela UFCAT GO. Egressa em fevereiro de 2019 com o projeto de pesquisa intitulado: SEQUÊNCIA DIDÁTICA E GÊNERO TIRAS:uma proposta de ensino de aspectos linguísticos e discursivos da língua espanhola , sob a orientação da professora Dr Anair Valênia Dias Martins.

  • Silvânia Aparecida Alvarenga Nascimento, Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

    Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Catalão - UFCAT, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES; Mestra em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Catalão - UFCAT; Especialista em Literatura e Ensino pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Norte do Paraná -UNOPAR/PITÁGORAS; Graduada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL; Pesquisadora do Grupo de Estudos Linguísticos do Maranhão - GELMA/UEMASUL.

  • Anair Valênia, Universidade Federal de Catalão - UFCAT

    Pós-doutora em Linguística pela Universidade de Brasília-UNB. Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL), da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Professora Adjunta do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Catalão (IEL/UFCAT). Coordenadora do GEGDEL-Grupo de Estudos em Gêneros Discursivos e Ensino de Línguas. Membro da American Organization of Teachers of Portuguese-AOTP. Membro da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira-SIPLE. Doutora pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, no programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, área de concentração em Linguagem e Tecnologias, com linha de pesquisa em Linguagem, Ensino e Mediação Tecnológica (2013). Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU, área de concentração em Linguística e Linguística Aplicada (2005). Atua na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, desenvolvendo pesquisas principalmente com os seguintes temas: Língua Portuguesa como Língua Estrangeira-PLE, Multiletramentos, Multissemioses, Formação de Professores, Linguística Aplicada, Educação a Distância, Gêneros Discursivos e Análise do Discurso. Desenvolve atualmente o projeto de pesquisa MULTISSEMIOSES, MULTILETRAMENTOS E MULTICULTURALISMOS NA CONSTITUIÇÃO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS: INTERFACES TEÓRICO-PRÁTICAS e investiga questões relacionadas à constituição e ensino dos gêneros cânones e digitais, ensino de língua e gênero, tecnologia no ensino de língua. Foi coordenadora dos processos de formação continuada das áreas de Língua Portuguesa e Literatura da Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia. 

Références

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Publiée

2025-07-30