A IMPLANTAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS ADMINISTRATIVOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DO ESPÍRITO SANTO, SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA

Autores

Palavras-chave:

Gestão democrática, Plano Escolar de Inovação e Tecnologia, Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo

Resumo

A Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (Sedu) aplicou, durante o período de 2016 até 2022, o Guia Edutec, ferramenta responsável por medir o nível de apropriação tecnológica da rede de ensino e, posto isto, a intenção deste artigo é descrever como Gestores da rede pública estadual de ensino do Espírito Santo elaboraram, colaborativamente, com sua equipe, o Plano Escolar de Inovação e Tecnologia (PEIT), numa perspectiva de construção democrática. Para tanto, este texto destinou especial atenção para a dimensão “Visão” do PEIT, visto ser a que mais carecia o comportamento democrático do Gestor. A elaboração do Plano citado demandava que os pontos de atenção do ano anterior fossem comparados com a realidade atual. Sob o ponto de vista metodológico, o artigo se pautou nos princípios qualitativos de pesquisa, com base nos preceitos da análise documental, usando, para tanto, relatórios da Sedu e do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb). Às reflexões evidenciaram que gerir uma escola numa perspectiva inovadora e democrática, no tempo que o Guia Edutec foi aplicado, necessitava uma visão estratégica do líder, sobretudo quando a Dimensão Visão era prioritária, para que houvesse o planejamento de ações mais efetivas, visando atender as necessidades e lacunas observadas nas atividades da escola.

Biografia do Autor

  • Érica Rezende Perini, Universidade Católica de Petrópolis

    Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Petrópolis/RJ, Brasil. Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (Sedu/ES), Vitória/ES, Brasil.

  • Carmem Lúcia Prata, Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (Sedu/ES)

    Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Tecnologias Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica  (PUC/RJ) e em Informática na Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Graduada em Pedagogia (Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Alegre).

  • Valéria Gon Zortéa, Faculdade Unida de Vitória (FUV)

    Mestre em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória (FUV). Especialista em Informática Educativa, Supervisão Escolar e Planejamento Educacional. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Colatina.  Atua como Técnica Educacional na Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (Sedu/ES).

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Publicado

2025-07-30