A IMPLANTAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS ADMINISTRATIVOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DO ESPÍRITO SANTO, SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
Palavras-chave:
Gestão democrática, Plano Escolar de Inovação e Tecnologia, Rede Estadual de Ensino do Espírito SantoResumo
A Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (Sedu) aplicou, durante o período de 2016 até 2022, o Guia Edutec, ferramenta responsável por medir o nível de apropriação tecnológica da rede de ensino e, posto isto, a intenção deste artigo é descrever como Gestores da rede pública estadual de ensino do Espírito Santo elaboraram, colaborativamente, com sua equipe, o Plano Escolar de Inovação e Tecnologia (PEIT), numa perspectiva de construção democrática. Para tanto, este texto destinou especial atenção para a dimensão “Visão” do PEIT, visto ser a que mais carecia o comportamento democrático do Gestor. A elaboração do Plano citado demandava que os pontos de atenção do ano anterior fossem comparados com a realidade atual. Sob o ponto de vista metodológico, o artigo se pautou nos princípios qualitativos de pesquisa, com base nos preceitos da análise documental, usando, para tanto, relatórios da Sedu e do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb). Às reflexões evidenciaram que gerir uma escola numa perspectiva inovadora e democrática, no tempo que o Guia Edutec foi aplicado, necessitava uma visão estratégica do líder, sobretudo quando a Dimensão Visão era prioritária, para que houvesse o planejamento de ações mais efetivas, visando atender as necessidades e lacunas observadas nas atividades da escola.