BIODANZA E ESTADOS DE ÂNIMO NA ESCOLA
uma experiência pedagógica
Palavras-chave:
Biodanza; Escola; AdolescentesResumo
O conhecimento é o ponto central em qualquer proposta educacional. Resulta de escolhas pedagógicas que podem abarcar a cultura corporal e instigar o protagonismo dos sujeitos entre si, com os conteúdos e com seu mundo vivido. O Sistema Biodanza visa a integração humana onde o ambiente, a música e as trocas possibilitam vivências que geram emoções. O objetivo deste artigo é de verificar se ocorreram ou não alterações do estado de ânimo, antes e depois da prática de uma aula semanal de Biodanza, durante nove aulas de Educação Física, junto aos estudantes do 3o ano do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, matriculados na disciplina de Yoga. Configurando-se como um estudo de caso, a coleta das informações ocorreu por meio do preenchimento individual de uma tabela sobre a percepção das emoções e dos sentimentos. Compreendemos estado de ânimo como respostas afetivas geradas por situações externas que desencadeiam impulsos comportamentais, numa duração prolongada, frente a determinados eventos. O estado de ânimo cansado, foi o mais citado pelos alunos no início das sessões de Biodanza, seguido de agradável e ansioso. Alegre, leve e energizado foram as mais citadas ao final das aulas. Através desta prática corporal, consideramos que os alunos vivenciaram e perceberam a possibilidade de haver diferenças entre os estados de ânimo negativos e positivos, como um processo dinâmico e passageiro, que pode ser alterado com a prática da Biodanza. Esperamos que essa experiência tenha servido como ferramenta importante de autoconhecimento e para lidar com desafios nesta fase da vida destes estudantes.
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