A EPISTEMOLOGIA DA GAMIFICAÇÃO E SEUS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Ensino-Aprendizagem, Epistemologia, Educação, Gamificação, Abordagens pedagógicas

Resumo

A gamificação na educação é uma tendência crescente que utiliza elementos e mecânicas de jogos para envolver os estudantes e tornar o processo de aprendizado mais dinâmico e interativo. No entanto, seu uso também apresenta desafios epistemológicos relacionados à validação e construção do conhecimento. As questões epistemológicas desempenham um papel crucial ao estabelecer critérios para fundamentar as estratégias de gamificação na educação, justificando o caminho adotado para promover a aprendizagem dos estudantes. Este artigo tem como objetivo analisar a epistemologia da gamificação e seus desafios para a educação, abordando o histórico da gamificação, sua relação com a epistemologia e os principais desafios enfrentados. Também serão fornecidos exemplos de aplicação da gamificação em diferentes áreas educacionais e soluções para superar os desafios epistemológicos. Conclui-se que a gamificação pode ser uma abordagem promissora para a educação, desde que seja utilizada de maneira consciente e crítica, levando em consideração as implicações epistemológicas envolvidas.

Biografia do Autor

Heron Salazar, Universidade federal do amazonas

Doutor em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente é Professor e orientador no programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades da UFAM.

Sávio Oliveira, Ufam

Especialista em Ciências da natureza, e suas tecnologias e o mundo do trabalho pela Universidade Federal do Piauí. Atualmente é Mestrando no programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades da UFAM.

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Publicado

2023-12-21