EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA

o estágio como lugar de questionamento e ressignificação

Autores

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Ensino de Inglês, Formação de Professores

Resumo

Este trabalho apresenta um relato sobre uma experiência docente ocorrida no Estágio Curricular Supervisionado do curso de Letras - Inglês no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina. Os estagiários desenvolveram atividades com a utilização de recursos não-verbais (desenho) visando a inclusão deestudante com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nesse sentido, foi realizado um estudo bibliográfico sobre o ensino de Língua Estrangeira para estudantes TEA e o impacto de atividades com desenho nesses estudantes. Por fim, os autores propuseram uma discussão sobre a necessidade de uma formação docente inclusiva, que leve em conta as individualidades dos sujeitos em sala de aula a fim de promover a inclusão.

Biografia do Autor

Hamilton de Godoy Wielewicki, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestrado em Letras e graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Santa Maria.a.

Vítor Pluceno Behnck, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Letras - Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestrando em Inglês: Estudos Linguísticos na mesma Universidade. Atuou como Professor Substituto (2023) e estagiário (2022) de Língua Inglesa nos Anos Finais do Ensino Fundamental no Colégio de Aplicação.

Referências

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Publicado

2023-12-21

Edição

Seção

ARTIGOS SOBRE EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA