O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

Palavras-chave:

Formação Docente, Educação Inclusiva, Ensino de Ciências

Resumo

O presente trabalho tem um olhar direcionado ao processo da Educação Inclusiva por ser um tema relevante e que gera grandes discussões na área de Ensino de Ciências. Nesse sentido, o presente trabalho busca realizar um estudo sobre desafios e possibilidades na formação docente de professores de ciências na perspectiva da educação inclusiva, onde a principal problemática se dá em torno da seguinte questão: “quais são os desafios e possibilidades na formação docente em uma perspectiva de Educação Inclusiva no Ensino de Ciências?”. O presente trabalho tem caráter investigativo, desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica, a partir do acesso ao site da Fundação de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os periódicos foram selecionados pela busca na área de Ensino de Ciências e subárea da Educação Especial/Inclusiva. Para dar início ao estudo, fez-se uma busca nos acervos a partir dos descritores delimitados: formação docente; educação inclusiva; ensino de ciências; com o objetivo de conhecer e inteirar-se com a problematização/historicidade da educação especial/inclusiva, e sobre a formação docente do professor de ciências a partir de estudos já realizados por pesquisadores da área. Em síntese, o estudo contribui para afirmar a importância e a necessidade de investimento na formação docente, visto que, quando essa formação é realizada continuamente, constitui-se como uma forma de reflexão sobre o trabalho que permite revisitar aspectos da profissionalidade docente na educação superior e rever modos e modelos de atuação.

Biografia do Autor

Cleusa Inês Ziesmann, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente é Professora de Libras e de Educação Inclusiva na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Cerro Largo/RS.

Emily Kassiane Nicoli

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, em Cerro Largo/RS.

Referências

ABC. Academia Brasileira de Ciências. O ensino de ciências e a educação básica: propostas para superar a crise. Rio de Janeiro: ABC, 2007.

AGAPITO, Juliano. A formação inicial de professores na perspectiva da educação inclusiva: um olhar para a diversidade. Dissertação de Mestrado. 195 f. 2013. Universidade da Região de Joinville, Joinville.

ALVES, Denise de Oliveria. Sala de recursos multifuncionais: espaços para atendimento educacional especializado. Brasília, DF: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Especial, 2006.

BARBOSA, Luana Rafaela de Oliveira; MEDEIROS, Liliani Aparecida Sereno Fontes de. O ensino de Ciências e a Educação Inclusiva: desafios e potencialidades segundo o projeto político-pedagógico e a visão docente. Revista Educação Pública, 2018. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/18/24/o-ensino-de-cincias-e-a-educao-inclusiva-desafios-e-potencialidades-segundo-o-projeto-poltico-pedaggico-e-a-viso-docente. Acesso em 18 jun. 2023.

BAZON, Fernanda Vilhena Mafra et al. A formação inicial de professores para a educação in/exclusiva. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 13, n. 30, p. 130-156, 2015.

BRASIL, Ministério da Educação. Educação inclusiva - a escola. Secretaria de Educação Especial. Brasília - 2004.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei Nº. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível m/; http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 15 jun. 2023.

BRASIL. Adaptações curriculares de grande e de pequeno porte. Brasília: MEC/SEESP: 2000.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Adaptações Curriculares. 1 ed. Brasília: MEC,1998.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf>. Acesso em 15 jun. 2023.

CAMARGO, Éder Pires de; VIVEIROS, Edval Rodrigues de. Ensino de ciências e matemática num ambiente inclusivo: pressupostos didáticos e metodológicos. Bauru, 2006.

CARVALHO, Rosita Edler. Educação Inclusiva: com os pingos nos is. Porto Alegre: Mediação, 2004.

SOUSA, Elisabete Marques Cardozo de; ALVARENGA, Elenice Monte. Acessibilidade e inclusão de surdos na educação profissional e tecnológica nos Institutos Federais: revisão de literatura. Ensino & Pesquisa, v. 19, nº3, 2021.

DUARTE, Ana Cristina Santos. Educar e aprender na diversidade: um caminho para a inclusão. Curitiba: Appris, 2015.

DUK, Cynthia. Educar na diversidade: material de formação docente.3 ed. Brasília: MEC/SEESP, 2005.

FELICETTI, Suelen Aparecida; BATISTA, Irinéa de Lourdes. A formação de professores para a educação inclusiva de alunos com deficiências a partir da literatura. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 12, n. 24, p. 165–180, 2020. DOI: 10.31639/rbpfp.v12i24.312. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/312. Acesso em: 18 jun. 2023.

GARCIA, Rosalba. O conceito de flexibilidade curricular nas políticas públicas de inclusão educacional. In : BAPTISTA, C. R. Inclusão, práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. Editora Mediação, Porto Alegre, 2007.

GARCIA, Rosalba. Políticas inclusivas na educação: do global ao local. In: BAPTISTA, C. R. (org.). Educação Especial- diálogo e pluralidade. Editora Mediação, Porto Alegre, 2008.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

LIPPE, Eliza Márcia Oliveira; CAMARGO. Éder Pires de. O ensino de Ciências e seus desafios para a inclusão: o papel do professor especialista. In: NARDI, R. (Org.) Ensino de Ciências e Matemática, I: temas sobre a formação de professores [online]. São Paulo: UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 258 p. Disponível em: http://books.scielo.org. Acesso em: 18 jun. 2023.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. 38p.

MANTOAN, Maria Teresa Égler. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Summus Editorial, 2015.

MATHIAS, D. F.. Metodologias para o ensino de ciências direcionadas a alunos com necessidades educativas especiais. Porto Alegre, 2009.

MENDES, E.G. Desafios atuais na formação do professor de educação especial. In: MEC, Secretaria de Educação Especial. Revista Integração, 2002.

MENDONÇA, Carla A. S. Políticas de educação, internacionalização e formação de professores. V. 12 n. 28 2020.

MENEZES, E. P.; TURCHIELLO, P. Discursos inclusivos em circulação nas escolas e seus efeitos na condução docente. Reflexão e Ação, v. 28, n. 1, p. 161-173, 5 jan. 2020.

MINETTO, M. de F. Currículo na educação inclusiva: entendendo esse desafio. 2. ed. Curitiba: Ibpex, 2008. 135 p.

MOROSINI, M. C.; FERNANDES, C. M. B.. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul/dez. 2014.

NICOLA, J. A.; PANIZ, Catiane Mazocco. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de biologia. Infor, Inov. Form., Rev. NEaD-Unesp, São Paulo, v. 2, n. 1, p.350-375, 2016.

NOBRE, S. A. O.; SILVA, F. R. Métodos e práticas do ensino de Biologia para jovens especiais na escola de ensino médio Liceu de Iguatu Dr. José Gondim, Iguatu/CE. Revista SBEnBIO, v. 1, n. 7, p. 2105-2116, 2014.

OLIVEIRA, Nathalia Braga Fayão. Educação Inclusiva e o ensino de Ciências. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura). Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Acervo da Iniciação Científica, n. 1, 2013.

OSÓRIO, P. F.; SARDAGNA, H. V. A falta de oferta do Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica: narrativas dos professores de uma escola pública. v. 25, n. 1 (2020).

PAN, M. O direito à diferença: uma reflexão sobre deficiência intelectual e educação inclusiva. Curitiba: Editora InterSaberes, 2012.

PARANÁ. Diretrizes da Educação Especial para a construção de currículos inclusivos. Curitiba: SEED.SUED, 2006.

PEREIRA, L. de L. S. et al. Trajetória da formação de professores de ciências para educação inclusiva em Goiás, Brasil, sob a ótica de participantes de uma rede colaborativa. Ciência & Educação, v. 21, n. 2, p. 473-491, 2015.

PIMENTA, P. R.. Clínica e Escolarização dos Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Revista Educação e realidade. v. 44, n. 1 (2019). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/84859. Acesso 18 jun. 2023.

PIOVESAN, J. B. et. al. A formação do professor na sala de aula: atitude frente à pessoa com deficiência. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 15, n. 4, 2019, p. 230-250.

PLAISANCE, É. O Especial na Educação: significados e usos. v. 44, n. 1 (2019). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/84845. Acesso: 18 jun. 2023.

CARDOZO, R. da C.; RIBEIRO, S. M. Os professores formadores do curso de Pedagogia do Sistema ACAFE e a formação continuada na inclusão de acadêmicos com deficiência. Educação em Foco, [S. l.], v. 22, n. 36, p. 11–28, 2019.

RENDERS, E. C.; GONÇALVES, M. A. N. Os princípios do design universal para aprendizagem como suporte para a prática docente inclusiva. Ensino & Pesquisa, v. 18, nº 3, 2020.

RODRIGUES, A. S.; CRUZ, L. H. F. Políticas educacionais, formação de professores e perspectivas críticas na pesquisa em educação, v. 11 n. 25, 2019.

ROMANOWSKI, J. P. Formação e profissionalização docente. 3. ed. Curitiba: Ibpex, 2012.

SANTOS, S. de O.. Educação inclusiva: representações de professores de uma escola pública do estado de São Paulo. Universidade Cidade de São Paulo. 2009.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3.ed. Campinas: Autores associados, 2010.

VITALIANO, C. R; VALENTE, S. M. P. A formação de professores reflexivos como condição necessária para inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Londrina: Eduel, 2010, p. 22-38.

VIVEIRO, A. A.; BEGO, A. M. O ensino de ciências no contexto da educação inclusiva: diferentes matizes de um mesmo desafio. Jundiaí: Paco editorial, 2015.

XAVIER, A. G. P. Ética, técnica e política: a competência docente na proposta inclusiva. Revista Integração, Brasília, v. 14, n. 24, 2002.

ZEPPONE, R. M. O.. A conferência mundial de educação para todos e a declaração de Salamanca: alguns apontamentos. Rev. Educ. Espec., 2011, v. 24, n. 41, p. 363-376.

ZIESMANN, Cleusa Inês; GUILHERME, Anselmo Alexandre. Inclusão no atendimento educacional especializado na educação básica: um estudo de caso. Revista Contexto & Educação, 35 (110), 86–104, 2020. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.86-104

Downloads

Publicado

2023-07-31

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS