LITERATURA INFANTO-JUVENIL E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

INVESTIGANDO POSSIBILIDADES

Autores

Palavras-chave:

Literatura, Educação Física escolar, Linguagens, Repertório cultural

Resumo

A pesquisa apresenta possibilidades didático-pedagógicas envolvendo a literatura infanto-juvenil e a Educação Física escolar (EF). Configurou-se como uma pesquisa qualitativa e de abordagem descritivo-exploratória, do tipo bibliográfica. Identificamos 6 (seis) produções em 33 (trinta e três) revistas brasileiras de EF compreendendo o período de 2000 a 2021 e identificamos e selecionamos 10 (dez) livros de literatura infanto-juvenil, que foram lidos, resenhados e, a partir desse movimento, estabelecemos um diálogo quanto a possibilidades envolvendo as estórias com os conteúdos da EF, no que se refere às modalidades esportivas presentes nas obras, às relações possíveis entre a EF e a Base Nacional Comum Curricular, valores humanos, curiosidades diversas e aspectos interdisciplinares. Foi possível constatar que tais obras podem ser utilizadas pela EF, configurando-se como um importante artefato cultural que amplia o trato pedagógico que envolve a cultura corporal de movimento, e, com isso, a formação cultural dos alunos e alunas em contexto escolar.

Biografia do Autor

Cristiano Mezzaroba, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFS). Coordenador do GEPESCEF – Grupo de Estudos e Pesquisas Sociedade, Cultura e Educação Física/UFS. Aracaju – SE, Brasil. Também atua como pesquisador no Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (LAPSB/UFSC) e no Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq).

Jackeline Cristina Santos Rodrigues, Universidade Federal de Sergipe/UFS

Discente do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e realizou o PIBIC – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica entre setembro de 2021 a setembro de 2022, com bolsa CNPq. 

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Publicado

2023-07-31

Edição

Seção

ARTIGOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA