LITERATURA INFANTO-JUVENIL E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
INVESTIGANDO POSSIBILIDADES
Palavras-chave:
Literatura, Educação Física escolar, Linguagens, Repertório culturalResumo
A pesquisa apresenta possibilidades didático-pedagógicas envolvendo a literatura infanto-juvenil e a Educação Física escolar (EF). Configurou-se como uma pesquisa qualitativa e de abordagem descritivo-exploratória, do tipo bibliográfica. Identificamos 6 (seis) produções em 33 (trinta e três) revistas brasileiras de EF compreendendo o período de 2000 a 2021 e identificamos e selecionamos 10 (dez) livros de literatura infanto-juvenil, que foram lidos, resenhados e, a partir desse movimento, estabelecemos um diálogo quanto a possibilidades envolvendo as estórias com os conteúdos da EF, no que se refere às modalidades esportivas presentes nas obras, às relações possíveis entre a EF e a Base Nacional Comum Curricular, valores humanos, curiosidades diversas e aspectos interdisciplinares. Foi possível constatar que tais obras podem ser utilizadas pela EF, configurando-se como um importante artefato cultural que amplia o trato pedagógico que envolve a cultura corporal de movimento, e, com isso, a formação cultural dos alunos e alunas em contexto escolar.
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