LITERATURA INFANTO-JUVENIL E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

INVESTIGANDO POSSIBILIDADES

Autores/as

Palabras clave:

Literatura, Educação Física escolar, Linguagens, Repertório cultural

Resumen

A pesquisa apresenta possibilidades didático-pedagógicas envolvendo a literatura infanto-juvenil e a Educação Física escolar (EF). Configurou-se como uma pesquisa qualitativa e de abordagem descritivo-exploratória, do tipo bibliográfica. Identificamos 6 (seis) produções em 33 (trinta e três) revistas brasileiras de EF compreendendo o período de 2000 a 2021 e identificamos e selecionamos 10 (dez) livros de literatura infanto-juvenil, que foram lidos, resenhados e, a partir desse movimento, estabelecemos um diálogo quanto a possibilidades envolvendo as estórias com os conteúdos da EF, no que se refere às modalidades esportivas presentes nas obras, às relações possíveis entre a EF e a Base Nacional Comum Curricular, valores humanos, curiosidades diversas e aspectos interdisciplinares. Foi possível constatar que tais obras podem ser utilizadas pela EF, configurando-se como um importante artefato cultural que amplia o trato pedagógico que envolve a cultura corporal de movimento, e, com isso, a formação cultural dos alunos e alunas em contexto escolar.

Biografía del autor/a

Cristiano Mezzaroba, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFS). Coordenador do GEPESCEF – Grupo de Estudos e Pesquisas Sociedade, Cultura e Educação Física/UFS. Aracaju – SE, Brasil. Também atua como pesquisador no Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (LAPSB/UFSC) e no Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq).

Jackeline Cristina Santos Rodrigues, Universidade Federal de Sergipe/UFS

Discente do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e realizou o PIBIC – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica entre setembro de 2021 a setembro de 2022, com bolsa CNPq. 

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Publicado

2023-07-31

Número

Sección

ARTIGOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA