UM ESTUDO DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS

DO USO DO GEOGEBRA A APLICAÇÕES EM FENÔMENOS PERIÓDICOS, NO COTIDIANO E NA ÁREA TÉCNICA

Autores

  • Marlizete Franco da Silva da Silva IFMG-Ipatinga

Resumo

Este relato de experiência explicita os resultados de um projeto de ensino, aplicado anualmente, junto a alunos de 2º ano ***, em 2022.  Para promover as conexões entre as diversas representações trigonométricas e algumas aplicações, inclusive nas áreas técnicas, vê-se a necessidade de abordar tal assunto usando recursos computacionais. O presente projeto abordou o estudo de funções trigonométricas, principalmente seno e cosseno, utilizando applets, construídos no software Geogebra, como suporte e para propiciar a interligação desse conhecimento com fenômenos periódicos, o cotidiano e aplicações na área técnica. Utilizando tecnologia, na forma de applets construídos no Geogebra, pretendeu responder à seguinte pergunta: Uma sequência didática que utilizando applets do Geogebra como meio de visualizar múltiplas representações e propriedades de funções trigonométricas, pode contribuir para a aprendizagem do conhecimento trigonométrico, sua aplicação no cotidiano e conexão com as áreas técnicas? O objetivo foi expandir o estudo de funções trigonométricas seno e cosseno, para além do triângulo retângulo, utilizando applets dinâmicos para facilitar a percepção de propriedades nas diversas representações e aplicações cotidianas e técnicas. O projeto foi desenvolvido junto a 33 alunos e foi executado em duas fases. A 1ª, individual e a 2ª, em grupos de 5 ou 6 alunos. O projeto auxiliou os alunos a perceberem a presença e a aplicação de conceitos trigonométricos em situações cotidianas e na área técnica. Os resultados apontaram que os alunos compreenderam melhor os conceitos Trigonométricos. 100% dos grupos executou a construção dos applets dinâmicos. 67% utilizaram pontos de coordenadas trigonométricas (cosa, sena) e 33% dos applets utilizou a função seno como elemento gerador de movimento.

Downloads

Publicado

2022-12-22

Edição

Seção

ARTIGOS SOBRE EXPERIÊNCIAS DOCENTES