EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DESIGUALDADE NO BRASIL

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Resumo

Este artigo faz uma reconstrução da trajetória da educação no Brasil, em relação à educação especial nos últimos 40 anos, marcando o tempo, documento(legislação) e as práticas de cada momento. Buscou fazer uma relação do tempo e das práticas (segregação, integração, inclusão), com uma análise dos impactos, positivos e/ou negativos, que cada documento teve sobre as práticas educacionais, em relação à educação escolar. A análise documental e bibliográfica dessa narrativa histórica da legislação relacionada à educação especial, apontam para a constante preocupação e luta da sociedade, principalmente liderada pelos movimentos sociais, para que a inclusão social aconteça no Brasil, iniciando pela educação.  Porém, este estudo mostra que estamos vivendo um momento bastante fragilizado na educação brasileira, pois, a partir do Decreto 10502/2020, que altera a Política Pública da Educação Especial, as possibilidades de uma escola Inclusiva, pode voltar a ser utopia, voltando uma ideia de práticas de segregação ou até mesmo de exclusão.

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Publicado

2022-12-22

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS