Edição Atual
Dada a condição do semestre pandêmico e remoto, os alunos da disciplina de Prática de Pesquisa Orientada III empenharam-se no desafio de elaborar uma análise sobre um tema psicológico retratado em um material cinematográfico, por meio de categorias de comportamento. Os trabalhos publicados nesta edição percorrem caminhos distintos, mas com pontos de encontro: tecem relação íntima com o tema das relações familiares e questões associadas ao ciclo de vida. Alguns dos temas em questão, como parentalidade, desenvolvimento das relações de apego, apoio familiar frente à sexualidade dos filhos, relacionamentos abusivos, pressões em torno da experiência da maternidade, são algumas das relações analisadas em diferentes fases do ciclo da vida.
Neste sentido, recorre-se à metáfora da árvore ilustrada na capa. A árvore aparece como símbolo do ciclo da vida em diferentes cosmologias. No campo da Psicologia, também é utilizada como representação simbólica do psiquismo humano e das interações relacionais – familiares, por exemplo – entre os sujeitos. Somado a isso, resgata-se essa metáfora ao pensar, como nesta edição, a questão familiar constitui-se como tronco de onde partem diferentes temáticas e ramificam-se subtemas.
Ressalta-se, por fim, como a análise crítica desenvolvida pelos acadêmicos pode ser aprofundada em futuras investigações e servir de inspiração para que outros interessados possam fazer essa relação integrada e dinâmica entre teoria e prática.