Educação patrimonial na arqueologia consultiva

análise documental sobre ações realizadas no oeste de Santa Catarina

Autores

  • Valdirene Chitolina Universidade de Passo Fundo

Palavras-chave:

Educação patrimonial na arqueologia consultiva, empreendimentos hidroenergéticos no oeste catarinense, indígenas

Resumo

Este artigo é um fragmento da tese “Patrimônio e memória indígena nas escolas do oeste catarinense”, em fase de elaboração no Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade de Passo Fundo (UPF). Objetiva-se analisar o componente que trata do programa de Educação Patrimonial proposto ou executado nas escolas localizadas nos municípios afetados pelos empreendimentos hidroenergéticos da região. Investigam-se 11 projetos e 14 relatórios que versam sobre as atividades realizadas pelos arqueólogos no âmbito do Licenciamento Ambiental, na área dos empreendimentos hidroenergéticos localizados no oeste catarinense, mantidos no CEOM/Unochapecó, entre 2015 e 2020. Problematiza-se como as ações desses empreendimentos nas escolas regionais têm-se prestado ao cumprimento da legislação e à partilha do conhecimento relacionado ao patrimônio arqueológico indígena. Conclui-se que a arqueologia consultiva interage e interfere em locais que abrigam a memória coletiva das comunidades, no entanto a Educação Patrimonial, afetada pela mercantilização das práticas arqueológicas, não é realizada por meio de um processo sistemático e contínuo, as ações educativas não são a prioridade no contexto desse tipo de projeto e, ao que parece, não se configuram como Educação Patrimonial (contínua e sistemática, pretendida na legislação mais recente), pois são ações temporárias.

Biografia do Autor

Valdirene Chitolina, Universidade de Passo Fundo

Doutoranda em História pela Universidade de Passo Fundo, sob a orientação da professora doutora Jacqueline Ahlert, com a modalidade de bolsa FUPF; mestra em História Regional pela Universidade de Passo Fundo; graduada em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas. valdirenechitolina@yahoo.com.br

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Publicado

2019-12-01

Como Citar

CHITOLINA, . Educação patrimonial na arqueologia consultiva: análise documental sobre ações realizadas no oeste de Santa Catarina. Cadernos NAUI, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 286–302, 2019. Disponível em: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/naui/article/view/6604. Acesso em: 12 mar. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático