Coexistências em diálogo

ciência e pedagogia Kaingang produzindo a diferença epistêmica

Autores

  • Elisabete Cristina Hammes Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Ciência nativa, protagonismo Kaingang, decolonialidade

Resumo

Este artigo se baseia em duas premissas: a de que existe ciência produzida pelos povos nativos, e, ainda, que o modelo educativo que lhes é específico difere daquele reproduzido nas esferas educacionais oficiais. A partir do olhar decolonial, reforça-se a necessidade de dar vez e voz aos acadêmicos indígenas, que buscam, em suas produções intelectuais, recuperar e destacar a força de suas tradições, rompendo com a fragmentação e hierarquização presentes na ciência ocidental. Destaca-se ainda a construção da Pedagogia da Retomada, como uma possibilidade de dar visibilidade a conhecimentos e metodologias produzidos por acadêmicos da etnia Kaingang, apontando diferentes olhares para a organização dos processos educativos, em contraposição ao modelo racional e instrumental imposto pela lógica eurocêntrica.

Biografia do Autor

Elisabete Cristina Hammes, Universidade Federal da Fronteira Sul

Técnica em Assuntos Educacionais/UFFS, Licenciada em Educação Física – UFSC e Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza – UFFS, especialista em Gestão Escolar – UCB/IESDE e Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Mental – ESP/RS, mestra interdisciplinar em Ciências Humanas – UFFS. E-mail: elisabete.hammes@gmail.com

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Publicado

2019-12-01

Como Citar

HAMMES, . C. Coexistências em diálogo: ciência e pedagogia Kaingang produzindo a diferença epistêmica . Cadernos NAUI, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 222–242, 2019. Disponível em: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/naui/article/view/6601. Acesso em: 12 mar. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático