Coexistências em diálogo
ciência e pedagogia Kaingang produzindo a diferença epistêmica
Palavras-chave:
Ciência nativa, protagonismo Kaingang, decolonialidadeResumo
Este artigo se baseia em duas premissas: a de que existe ciência produzida pelos povos nativos, e, ainda, que o modelo educativo que lhes é específico difere daquele reproduzido nas esferas educacionais oficiais. A partir do olhar decolonial, reforça-se a necessidade de dar vez e voz aos acadêmicos indígenas, que buscam, em suas produções intelectuais, recuperar e destacar a força de suas tradições, rompendo com a fragmentação e hierarquização presentes na ciência ocidental. Destaca-se ainda a construção da Pedagogia da Retomada, como uma possibilidade de dar visibilidade a conhecimentos e metodologias produzidos por acadêmicos da etnia Kaingang, apontando diferentes olhares para a organização dos processos educativos, em contraposição ao modelo racional e instrumental imposto pela lógica eurocêntrica.
Referências
AMARAL, Fátima T. O protagonismo Kaingang no espaço da escola indígena. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação nas Ciências – UNIJUÍ, Ijuí, 2013. Disponível em: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/handle/123456789/2312. Acesso em: 19 jan. 2019.
BARCELOS, Valdo; MADERS, Sandra. Intercultura e educação – de nativos a estrangeiros. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 21, n. esp., p. 191-206, jan./jun. 2013. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex. Acesso em: 25 jul. 2020.
BIAZI, Adriana Aparecida Belino Padilha de. Espiritualidade e conhecimentos da mata na
formação dos especialistas de cura Kaingang da terra indígena Xapecó/SC. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2017. Disponível em:
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/180892?show=full. Acesso em: 4 abr. 2021.
CLAUDINO, Zaqueu K. A formação da pessoa nos pressupostos da tradição: educação indígena Kaingang. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. Disponível em:
https://lume.ufrgs.br/handle/10183/87992. Acesso em: 13 jan. 2021.
CLAUDINO, Zaqueu K. As narrativas Kaingang nas aldeias. In: FAGUNDES, Luiz Fernando Caldas;
FARIAS, João Maurício. (Orgs.). Objetos-sujeitos: a arte Kaingang como materialização de relações. Porto Alegre: FUNAI/CR Passo Fundo/CTL Porto Alegre /Editora Deriva, 2011, p. 31-39.
EMILIANO, Darci. A educação ambiental no IFRS: estratégias ecosóficas para construir os dispositivos de ingresso, permanência e êxito dos estudantes indígenas. Tese (Doutorado em Educação Ambiental) – Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, Universidade Federal de Rio Grande, Rio Grande, 2020. Disponível em:
https://sistemas.furg.br/sistemas/sab/arquivos/bdtd/0000013611.pdf. Acesso em: 20 jun. 2020.
EMILIANO, Darci. Revitalização dos saberes e práticas Kaingang sobre as plantas tradicionais como proposta de educação ambiental na Terra Indígena de Ligeiro. Dissertação (Educação Ambiental) – Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, Universidade Federal de Rio Grande, Rio Grande, 2015. Disponível em: http://repositorio.furg.br/handle/1/6400. Acesso em: 5 jun. 2020.
GUISSO, Cintia Maria da Silva. BERNARDI, Lúcia T. M. S. O significado da sociocosmologia nas histórias dos kofa ag: o mundo e a vida Kaingang. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 143-166, jul./dez. 2017.
KAINGANG, Joziléia Daniza. Uma experiência com educação intercultural indígena: entrevista com a professora Joziléia Daniza Kaingang. [Entrevista concedida a] Elison Antonio Paim e Pedro Mülbersted Pereira. Roteiro, Joaçaba, v. 44, n. 1, p. 1-12, jan./abr. 2019. Disponível em:
https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16997. Acesso em: 11 abr. 2020.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394/96. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 17 mai. 2021.
MEDEIROS, Juliana Schneider. Educação escolar indígena: a escola e os velhos no ensino da história Kaingang. Revista História Hoje, v. 1, n. 2, p. 81-102, 2012. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/issue/view/RHHJ%2C%20v1%2C%20n2/showToc. Acesso em: 7 jul. 2020.
PAIM, Elison Antonio. Epistemologia Decolonial: Uma ferramenta política para ensinar histórias outras. Coluna da Associação Brasileira de Ensino de História. Postado em 19/06/2019. Disponível
em: https://hhmagazine.com.br/epistemologia-decolonial-uma-ferramenta-politica-para-ensinarhistorias-outras. Acesso em 6 jun. de 2021.
PAIM, Elison Antônio, PEREIRA, Pedro Mülbersted. Uma experiência com educação intercultural indígena: entrevista com a professora Joziléia Daniza Kaingang. Entrevistadores: Elison Antonio Paim e Pedro Mülbersted Pereira, Roteiro, Joaçaba, v. 44, n. 1, p. 1-12, jan./abr. 2019. Disponível em:
https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16997. Acesso em: 11 abr. 2020.
PIMENTEL DA SILVA, Maria do S. A pedagogia da retomada: decolonização de saberes.
Articulando e Construindo Saberes, Goiânia, v. 2, n. 1, p. 204-216, 2017. Disponível em:
www.revistas.ufg.br/racs/article/view/49013. Acesso em: 10 mai. 2020.
SANTOS, Gustavo A. O. Contribuição do pensamento de Rodolfo Kusch para o desenvolvimento de uma psicologia existencial latino-americana. Phenomenological Studies – Revista da Abordagem Gestáltica, XXV (1) – 73-82, 2019.
SOUZA, Fátima Rosane Silveira, WERNZ, Maria Cristina Graeff, FERREIRA, Bruno. Educação Kaingang e a escola indígena em perspectiva: um diálogo aberto com a academia. ANAIS da VI Jornada de pesquisa em Psicologia, UNISC, 2017.