Entre mudança e conservação
políticas de intervenção urbana
Palavras-chave:
Reabilitação urbana, Património cultural, Políticas públicasResumo
Este trabalho propõe testar a utilização do património como categoria de pensamento para comparar culturas (Gonçalves,2009). Foca-se em duas políticas públicas de intervenção em centros históricos, uma num bairro do centro de Lisboa e outra no Município de São José, SC, com o objetivo de compará-las e analisar o entendimento e as aplicações desta categoria em ambos os contextos.
Referências
ARANTES, António Augusto (2002). Cultura, Ciudadanía y Patrimonio en América Latina. In: LACARRIEU, Mónica e ÁLVAREZ, Marcelo (Comp.). La (indi)gestión Cultural: Una
Cartografia de los Procesos Culturales Contemporáneos. Buenos Aires: La Crujía, ed.
Ciccus/Ed.
______ (2006). O Patrimônio Cultural e seus Usos: a Dimensão Urbana. Habitus. Goiânia,v.4 n1, p. 425-435, Jan/Jun.
CANCLINI, Néstor García (2005). El Provenir del Pasado. In: Culturas Híbridas: Estratégias para entrar e sair da modernidade. Buenos Aires: Paidós, p. 157-194.
CHOAY, F (2001). A Alegoria do Patrimônio. São Paulo: Estação Liberdade/UNESP.
CHUVA, Márcia (2012). Por Uma História da Noção de Patrimônio Cultural no Brasil. Revista do Patrimônio Histórico e Artistico Nacional. Cidadania, n34, p. 147-167.
COLI, Jorge (2012). Material e Imaterial. Revista do Patrimônio Histórico e Artistico Nacional. Cidadania, n34, p. 67-79.
CORDEIRO, Graça; FIRMINO DA COSTA, António (2006). Bairros: contexto e interseção. In: VELHO, Gilberto. Antropologia urbana: cultura e sociedade no Brasil e em Portugal. Jorge Zahar Ed.
GONÇALVES, José Reginaldo Santos (2002). A Retórica da Perda: os discursos do patrimônio cultural no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ, IPHAN, cap.1.
______ (2007). Ressonância, materialidade e subjetividade: as culturas como patrimônios. In: Antropologia dos Objetos: coleções, museus e patrimônios. Rio de Janeiro, p. 211-234.
______ (2009). O patrimônio como Categoria de Pensamento. In: ABREU, R.; CHAGAS, M. Memória e Patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: Lamparina, p. 19-33.