A dádiva acadêmica

dar, receber e retribuir no campo das ciências - em busca da espistémê

Autores/as

  • Ana Cristina Rodrigues Guimarães Universidad de Buenos Aires

Resumen

Este texto propõe pensar, a partir de um diálogo entre uma professora e uma aluna de antropologia, a natureza e a especificidade do conhecimento antropológico, abordando aspectos como a relação entre a teoria e a empiria, o significado dos conceitos para o conhecimento social e as caraterísticas da pesquisa e do texto antropológico. Todo o diálogo é a busca em saber qual a especificidade do conhecimento antropológico. Para instigar o ato de pensar faz-se um percurso passando por vários autores da disciplina, expondo seus pontos de vista e, assim, norteando a discussão. Optou-se pela forma de diálogo numa tentativa de problematizar a escrita acadêmica, na maioria das vezes restrita ao modelo de paper. Dentro desse padrão, as dúvidas desaparecem, pois a forma de escrita induz a exposição das certezas.

Biografía del autor/a

  • Ana Cristina Rodrigues Guimarães, Universidad de Buenos Aires

    Doutoranda em Antropologia Social da Universidad de Buenos Aires, Cientista Social e Advogada. Membro do Núcleo de Antropologia Urbana e Patrimônio da UFSC/CNPq (NAUI) e Pesquisadora do Instituto Brasil Plural.

Publicado

2023-10-03

Número

Sección

Artigos Livres

Cómo citar

A dádiva acadêmica: dar, receber e retribuir no campo das ciências - em busca da espistémê. Cadernos NAUI, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 129–145, 2023. Disponível em: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/naui/article/view/6270. Acesso em: 25 dec. 2025.

Artículos más leídos del mismo autor/a