A dádiva acadêmica

dar, receber e retribuir no campo das ciências - em busca da espistémê

Autores

  • Ana Cristina Rodrigues Guimarães Universidad de Buenos Aires

Resumo

Este texto propõe pensar, a partir de um diálogo entre uma professora e uma aluna de antropologia, a natureza e a especificidade do conhecimento antropológico, abordando aspectos como a relação entre a teoria e a empiria, o significado dos conceitos para o conhecimento social e as caraterísticas da pesquisa e do texto antropológico. Todo o diálogo é a busca em saber qual a especificidade do conhecimento antropológico. Para instigar o ato de pensar faz-se um percurso passando por vários autores da disciplina, expondo seus pontos de vista e, assim, norteando a discussão. Optou-se pela forma de diálogo numa tentativa de problematizar a escrita acadêmica, na maioria das vezes restrita ao modelo de paper. Dentro desse padrão, as dúvidas desaparecem, pois a forma de escrita induz a exposição das certezas.

Biografia do Autor

Ana Cristina Rodrigues Guimarães, Universidad de Buenos Aires

Doutoranda em Antropologia Social da Universidad de Buenos Aires, Cientista Social e Advogada. Membro do Núcleo de Antropologia Urbana e Patrimônio da UFSC/CNPq (NAUI) e Pesquisadora do Instituto Brasil Plural.

Downloads

Publicado

2023-10-03

Como Citar

GUIMARÃES, . C. R. A dádiva acadêmica: dar, receber e retribuir no campo das ciências - em busca da espistémê. Cadernos NAUI, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 129–145, 2023. Disponível em: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/naui/article/view/6270. Acesso em: 23 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos Livres

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)