CONFORTO TÉRMICO E TERMOGRAFIA INFRAVERMELHA: ANÁLISE DA IGREJA CENTRO MARIÁPOLIS SANTA MARIA EM IGARASSU/PE

THERMAL COMFORT AND INFRARED THERMOGRAPHY: ANALYSIS OF THE CENTRO MARIÓPOLIS SANTA MARIA CHURCH IN IGARASSU/PE

Autores

  • Stephany Rayane Silva Rodrigues UPE - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
  • Maria Eugênia Silva Gonçalves Vasconcelos UPE - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
  • Willames de Albuquerque Soares UPE - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
  • Eudes de Arimatéa Rocha UPE - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
  • Victor Marcelo Estolano de Lima UPE - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2025.v11.n4.%25p

Palavras-chave:

Desempenho térmico, termografia infravermelha, eficiência energética

Resumo

Neste estudo foram analisadas as estratégias construtivas para promover o conforto térmico da Igreja Centro Mariópolis Santa Maria, localizada em Igarassu/ PE, região de clima tropical úmido. Quando não trabalhadas corretamente, as estratégias construtivas e o uso de materiais inadequados podem comprometer a eficiência energética e a sustentabilidade da edificação, fazendo com que o uso de aparelhos de climatização seja indispensável para garantir o conforto térmico dos usuários. O objetivo deste artigo é avaliar o conforto térmico da edificação por meio de análises termográficas e das estratégias construtivas e materiais empregados. Para tal, foram identificadas e analisadas as estratégias utilizadas no projeto, em relação com sua zona bioclimática, foi feita caracterização dos materiais empregados nas fachadas, análise da carta solar e rosa dos ventos e aferição, com a câmera termográfica, das fachadas. Os resultados obtidos mostram que as estratégias utilizadas no projeto e construção da igreja, bem como os materiais utilizados nas fachadas, com exceção da pintura amarela e esquadrias em vidro, contribuíram favoravelmente para o conforto térmico do edifício.

Biografia do Autor

  • Stephany Rayane Silva Rodrigues, UPE - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

    Mestranda em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco. Engenheira Civil formada pela mesma instituição e especialista em Patologia das Construções pelo IPOG Instituto de Pós-Graduação e Graduação. Possui experiência em engenharia diagnóstica e gestão de projetos, com atuação em obras de construção de subestações elétricas e no monitoramento de projetos de infraestrutura da Prefeitura da Cidade do Recife. Desenvolve pesquisas sobre manifestações patológicas em edificações históricas, com ênfase no uso do mapa de danos como ferramenta de análise.

    LATTES: http://lattes.cnpq.br/7145223226649063

    ORCID: https://orcid.org/0009-0005-1927-302X

  • Maria Eugênia Silva Gonçalves Vasconcelos, UPE - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

    Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Associação das Religiosas da Instrução Cristã(2020), graduação em Design Gráfico pela Faculdades Integradas Barros Melo(2015), especialização em Pós Graduação em Patologia e Manutenção das Construções pela FACULDADE FOCUS(2024) e especialização em MBA em Tecnologia e Gestão da Construção de Edifícios pela Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco(2022). Atualmente é Arquiteta da Magê Serviços de Arquitetura e Engenharia LTDA. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto de Arquitetura e Urbanismo.

    LATTES:  http://lattes.cnpq.br/2595537116838144

    ORCID: https://orcid.org/0009-0009-0676-0194

  • Willames de Albuquerque Soares, UPE - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

    Willames de Albuquerque Soares concluiu o doutorado em Tecnologias Energéticas Nucleares pela UFPE, na área de Física dos Solos. É formado em Licenciatura plena em Matemática pela UFRPE. Atualmente é professor associado da Universidade de Pernambuco, em atividade na Escola Politécnica de Pernambuco - POLI. Publicou diversos artigos em periódicos especializados e em anais de eventos. Recebeu 10 prêmios e/ou homenagens. Atua na área de Matemática Aplicada e computacional, com ênfase no meio ambiente. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Caracterização térmica e Hidrodinâmica de solos, fluxo de calor no solo, evapotranspiração e método inverso.

    LATTES: http://lattes.cnpq.br/8129166589399635

    ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3268-7241

  • Eudes de Arimatéa Rocha, UPE - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

    Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco (2009), Especialização em Inspeção, Manutenção e Recuperação de estrutura de Concreto pela Universidade de Pernambuco (2011), Mestrado em Engenharia Civil com ênfase em construção civil pela Universidade de Pernambuco (2017) e Doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco (2023) na área de estruturas com ênfase em construção civil e parceria com o departamento de Arqueologia da mesma instituição.Profissional com carreira ascendente, tendo atuado em empresas de projetos ligados a área de estruturas, barragens de terra e obras hidráulicas. Tem experiência na área de estruturas em concreto armado, projetando edificações e estruturas de apoio a obras hidráulicas com uma maior vida útil e que atendam às normas técnicas. Trabalhou ainda desenvolvendo projetos de barragens de terra e enrocamento com face de concreto e de estruturas de Usinas Hidroelétricas, tais como Vertedouro, Tomada Dágua e Casa de Força em Moçambique e Angola. E participou do acompanhamento e supervisão da obra da Adutora do Agreste, tendo também auxiliado na elaboração do projeto executivo das Estações de Águas Tratadas e das Adutoras de Água Bruta. Na área acadêmica, é pesquisador no Laboratório de Perfil Técnico da UFPE e atua como professor adjunto na graduação em Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco e no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Construção Civil desenvolvendo pesquisas voltadas para caracterização de materiais de construção, análise e diagnóstico de patologias das construções em concreto armado e edificações históricas. 

    LATTES:  http://lattes.cnpq.br/7179438316459355

    ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7668-7484

  • Victor Marcelo Estolano de Lima, UPE - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

    Atualmente é Professor Adjunto da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (POLI/UPE) e leciona disciplinas na área de construção civil no curso de graduação em Engenharia Civil. É Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PEC) da Escola Politécnica de Pernambuco . Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco (2014). Tem experiência em construção de edificações e estruturas de concreto armado. É mestre pela Escola Politécnica de Pernambuco (POLI/UPE), atuando na reciclagem de resíduos de concreto na produção de novos concretos, e doutor pela Universidade Federal de Pernambuco, estudando o uso da cinza do bagaço da cana-de-açúcar em matrizes álcali-ativadas. Atualmente é pesquisador de pós-doutorado do Laboratório de Tecnologia dos Aglomerantes (LabTag/UFPE), atuando no estudo de materiais álcali-ativados com cinza do lodo de ETA. Possui experiência em pesquisas na área de concreto de alta resistência (CAR) e na avaliação de métodos de pozolanicidade em resíduos beneficiados, como a cinza do lodo de ETA, cinza do bagaço da cana-de-açúcar e cinza de lodo têxtil. Possui cursos na área de difração de raios-X, visando a análise qualitativa e quantitativa das fases mineralógicas, e também possui experiência em outras técnicas avançadas na investigação de materiais cimentícios, como termogravimetria, espectroscopia por infravermelho, microscopia eletrônica de varredura, e granulometria por difração de raios laser. Possui publicações em importantes periódicos internacionais na área de Construção Civil, como a Cement and Concrete Composites, Construction and Building Materials e Journal of Building Engineering.

    LATTES: http://lattes.cnpq.br/2866782966429126

    ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0862-2966

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. NBR 15220-2 - Desempenho térmico de edificações Parte 2: Métodos de cálculo da transmitância térmica, da capacidade térmica, do atraso térmico e do fator solar de elementos e componentes de edificações. Rio de Janeiro, 2005.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. NBR 15220-3 - Desempenho térmico de edificações Parte 3: Zoneamento bioclimático brasileiro e diretrizes construtivas para habitações unifamiliares de interesse social. Rio de Janeiro, 2005.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. NBR 15575-1: Edificações habitacionais - Desempenho Parte 1: Requisitos gerais. Rio de Janeiro: ABNT, 2021.

CÂNDIDO, C. D.; DORNELLES, K. A.; LUKIANTCHUKI, M. A. Impacto da absortância no conforto térmico em três zonas bioclimáticas. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 14, p. e023003, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.20396/parc.v14i00.8668202. Acesso em: 02 de jul. de 2024.

CORBELLA, O.; YANNAS, S. Em Busca de uma Arquitetura Sustentável para os Trópicos: conforto ambiental. 2. ed. Rio de Janeiro: Revan, 2003.

FERREIRA, C. C.; CARLO, J. C. Aplicação de experimento fatorial como método para a definição de zonas bioclimáticas a partir do conforto térmico. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 14, p. e023005, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.20396/parc.v14i00.8669076. Acesso em: 02 de jul. de 2024.

FLIR ONE EDGE. FLIR, 2024. Disponível em: < https://www.flir.com.br/products/flir-one-edge/?vertical=condition%20monitoring&segment=solutions>. Acesso em: 02 de jul. de 2024.

FROTA, A. B.; SCHIFFER, S. R. Manual de Conforto Térmico. 5. ed. São Paulo: Studio Nobel, 2001.

GONÇALVES, J. C. S. et al. As condições ambientais do edifício Vilanova Artigas, sede da FAUUSP em São Paulo: estudos analíticos. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 13, n. 00, p. e022001, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.20396/parc.v13i00.8661881. Acesso em: 16 de jun. de 2024.

GURGEL, M. Desing Passivo - baixo consumo energético: guia para conhecer, entender e aplicar os princípios do design passivo em residências. São Paulo: Senac São Paulo, 2012.

LAMBERTS, R.; DUTRA, L.; PEREIRA, F. Eficiência Energética na Arquitetura. Eletrobrás Procel. Rio de Janeiro. 2014.

LAMBERTS, R.; GHISI, E.; PAPST, A. L.; CARLO J. C.; BATISTA, J. O.; MARINOSKI, D. L.; NARANJO, A.; DUARTE, V. C. P. Desempenho térmico de edificações. LABEEE – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, v. 7, mar. 2016.

LOURENÇO, T.; MATIAS, L.; FARIA, P. Anomalies detection in adhesive wall tiling systems by infrared thermography. Construction and Building Materials, v. 148, p. 419-428, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.conbuildmat.2017.05.052. Acesso em: 12 de jun. de 2024.

MEDEIROS, R. M. de; HOLANDA, R. M. de; VIANA, M. A.; SILVA, V. de P. Climate classification in Köppen model for the state of Pernambuco - Brazil. Revista De Geografia, v. 35, n. 3, p. 219234, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.229388. Acesso em: 09 de jun. de 2024.

QUEIROZ, C. de A.; MELO, A. B. Caracterização das propriedades térmicas da pedra reconstituída com resíduos da extração de quartzito para aplicação em revestimento de fachadas de edifícios. REEC- Revista Eletrônica de Engenharia Civil, v. 15, n. 1, p. 136-150, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5216/reec.v15i1.51039. Acesso em: 02 de jun. de 2024.

RORIZ, V. F.; DORNELLES, K. A.; RORIZ, M. Fatores determinantes da absortância solar de superfícies opacas. IX Encontro Nacional e V Latino-Americano de Conforto no Ambiente Construído, 2007, Ouro Preto. Anais [...]. Ouro Preto, 2007.

SANTOS, D. M.; GARCIA, B. N.; LIBONATI, R.; GEIRINHAS, J. L.; SALVI, B. B.; SILVA, E. L.; RODRIGUES, J. A.; PERES, L. F.; RUSSO, A.; GRACIE, R.; GURGEL, H.; TRIGO, R. M. Twenty-first-century demographic and social inequalities of heat-related deaths in Brazilian urban areas. PLoS ONE, v. 19, n. 1, p. e0295766, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0295766. Acesso em: 09 de jun. de 2024.

Publicado

2026-01-19

Edição

Seção

Científica

Como Citar

CONFORTO TÉRMICO E TERMOGRAFIA INFRAVERMELHA: ANÁLISE DA IGREJA CENTRO MARIÁPOLIS SANTA MARIA EM IGARASSU/PE: THERMAL COMFORT AND INFRARED THERMOGRAPHY: ANALYSIS OF THE CENTRO MARIÓPOLIS SANTA MARIA CHURCH IN IGARASSU/PE. (2026). MIX Sustentável, 11(4), 19-36. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2025.v11.n4.%p

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)