“PORQUE A GENTE TAMBÉM TEM NOSSOS DIREITOS”: TRANSFORMAÇÃO FÍSICO-ESPACIAL, COM CRIANÇAS DO MORRO DO PAPAGAIO

"BECAUSE WE ALSO HAVE OUR RIGHTS”: PHYSICAL-SPATIAL TRANSFORMATION WITH CHILDREN FROM MORRO DO PAPAGAIO

Autores

  • Mariana Protázio Santos UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
  • Paula Barros UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
  • Marcela Rodrigues de Almeida Sanches UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
  • Anna Pires Diniz UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2024.v10.n4.185-200

Palavras-chave:

Participação, Infância, Transformação físico-espacial, Favela

Resumo

Embora a participação infantil nas tomadas de decisão seja um direito consagrado, as crianças são frequentemente excluídas dos processos decisórios que afetarão a qualidade das suas vidas, incluindo àqueles direcionados para questões urbanas. No contexto brasileiro, há uma carência de estudos que visam compreender a participação infantil na transformação de espaços públicos. O presente estudo tem como objetivo explorar as repercussões de uma transformação físico-espacial com crianças, entre 9 e 10 anos, moradoras da favela Morro do Papagaio (Belo Horizonte, Brasil). Para tal, foram realizadas entrevistas, foto-elicitação e observação participante. A análise temática indutiva dos dados revelou o valor da transformação físico-espacial enquanto uma prática que permite o exercício dos direitos infantis à participação, sociabilidade, brincadeira, liberdade, educação, uso dos espaços públicos, beleza e bem-estar. Identificar o modo como as crianças experenciam os espaços públicos da favela se tornou crucial para entender como transformar com crianças pode promover a cidadania destas.

Biografia do Autor

Mariana Protázio Santos, UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual do Maranhão. Mestranda em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (NPGAU) da Universidade Federal de Minas Gerais.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/9418622823540273

ORCID: https://orcid.org/0009-0006-5892-6529

Paula Barros, UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Professora Visitante Júnior na University of Sheffield, UK - Department of Landscape Architecture (2021-2022) - bolsa CAPES PrInt (PRPG 07/2019). Doutora em Urban Design pela Oxford Brookes University (2010), mestrado em Urban Renaissance Applied to Local Communities pela Liverpool Hope University / Liverpool University (2003), especialização em Arquitetura Contemporânea: Projeto e Crítica pelo IEC/PUC-Minas (1999) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). É professora adjunta do Departamento de Projetos da Escola de Arquitetura da UFMG (2014). Atua na graduação e na pós-graduação, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (NPGAU), da UFMG. Possui experiência no desenvolvimento de projetos arquitetônicos e urbanísticos, tendo integrado escritórios de arquitetura e urbanismo nacionais, internacionais e órgão público da administração municipal de Belo Horizonte. É integrante do INCT em Neurotecnologia Responsável. Tem desenvolvido estudos que exploram potencial das transformações físico-espaciais de pequena escala na humanização dos espaços públicos e promoção da saúde. Atua principalmente nos seguintes temas: mobilidade infantil independente, sistemas de espaços livres restauradores, habitação verticalicalizada de interesse social e saúde, soluções baseadas na natureza e ensino/aprendizagem de projeto. Possui artigos científicos publicados em revistas indexadas qualis nas temáticas citadas - Cities, Landscape Research, Journal Transport and Health, Gestão Tecnologia de Projetos. Foi editora convidada da edição especial 'Transport and Health in Latin America' do periódico 'Journal Transport and Health' - A1. É coordenadora do IAPS Qualitative Research Network e conselheira na sociedade científica Transport and Health Science Group (THSG).

LATTES: http://lattes.cnpq.br/7565584444766940

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6746-6169

Marcela Rodrigues de Almeida Sanches, UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Estudante de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi bolsista (PROEX) do Projeto de Extensão "Um espaço coletivo, o que que tem? Intervenções temporárias com crianças para todos" entre 2023 e 2024, tendo experiência na (i) realização de projetos participativos com crianças e (ii) participando de pesquisa sobre a mobilidade infantil independente em área de vilas e favelas e na área central de Belo Horizonte.

LATTES: http://lattes.cnpq.br/3557102458429946

ORCID: https://orcid.org/0009-0000-6664-5774

Anna Pires Diniz, UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Estudante de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é bolsista de iniciação científica (FAPEMIG) do projeto "Ferramentas digitais dialógicas potencializando a promoção da mobilidade independente da criança em centros urbanos: Belo Horizonte". 

LATTES: http://lattes.cnpq.br/2802480948417353

ORCID: https://orcid.org/0009-0007-3918-4096

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Publicado

2024-10-08

Como Citar

Protázio Santos, M., Barros, P. ., de Almeida Sanches, M. R., & Pires Diniz, A. (2024). “PORQUE A GENTE TAMBÉM TEM NOSSOS DIREITOS”: TRANSFORMAÇÃO FÍSICO-ESPACIAL, COM CRIANÇAS DO MORRO DO PAPAGAIO: "BECAUSE WE ALSO HAVE OUR RIGHTS”: PHYSICAL-SPATIAL TRANSFORMATION WITH CHILDREN FROM MORRO DO PAPAGAIO. IX Sustentável, 10(4), 185–200. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2024.v10.n4.185-200