FORÇAS REGIONAIS E FORMAS URBANAS: DIREÇÃO DE CRESCIMENTO
REGIONAL FORCES AND URBAN FORMS: GROWTH DIRECTION
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2024.v10.n4.143-156Palavras-chave:
Forças regionais, formas urbanas, estrutura interna da cidadeResumo
Discute-se a possibilidade de influência que o sistema regional pode ter sobre as formas urbanas que as cidades tendem a assumir. A diferença de escala envolvida nesta visão, que vai desde a escala regional e passa pela escala municipal, colocada esta conjuntura que apresenta a maneira como hoje se aborda forma urbana, cidade e região, verifica-se que os estudos carecem de uma maior conexão e avaliação das influências entre as diferentes escalas e impactos. O encaminhamento desta pesquisa se dá através da proposta de um roteiro metodológico, e o instrumento desenvolvido para obtenção de resultados foi a coleta de dados e construção de variáveis de interesse, que pode fornecer uma ferramenta útil para estudar a influência dos efeitos espaciais sobre a agregação de modelos de interação espacial e o quanto podem contribuir de diversas maneiras para realizações substanciais em estudos econométricos espaciais, além de sugerirem ferramentas estatísticas que inferem o valor, intensidade e hierarquia provável de fluxos médios a certos níveis de agregação de variáveis disponíveis reais e estimadas.
Referências
Bertaud, A. (2003). Metropolitan Structures Around the World. Marikina. accessed in August 18th, 2012, available at <http://alain-bertaud.com>
Colusso, I. (2015). Forças regionais, formas urbanas e estrutura interna da cidade: um estudo de relações, available at <http://www.ufrgs.br/propur/teses_dissertacoes/Izabele_Colusso.pdf>
Favaro J. M., Pumain D. (2011), Gibrat Revisited: An Urban Growth Model including Spatial Interaction and Innovation Cycles. Geographical Analysis, 43, pp 261-286.
Gersmehl, P. J. (1970). Spatial Interaction, Journal of Geography, 69:9, pp. 522-530.
Pumain (2008). The Socio-Spatial Dynamics of Systems of Cities and Innovation Processes: a Multi-Level Model, in: Albeverio S., Andrey D., Giordano P., Vancheri A. (ed), The Dynamics of Complex Urban Systems. An Interdisciplinary Approach, Heidelberg, Physica Verlag, pp 373-389.
QuantumGIS
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luísa Serna Denardi, Izabele Colusso, Janquiel Lessa Florencio Rodriguez, Maria Schwingel, Ana Julia da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).