INI-C’S SIMPLIFIED THERMAL COMFORT ASSESSMENT METHOD
AN EVALUATION
DOI:
https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2024.v10.n3.253-254Palavras-chave:
INI-C, EnergyPlus, Energy efficiency in buildings, computer simulation, metamodelResumo
A necessidade de implementar medidas para a mitigação do consumo de energia elétrica das edificações no país levou à criação do RTQ-C em 2009. Embora o Brasil possua muitas edificações naturalmente ventiladas, o RTQ-C é fortemente orientado para edificações que possuem sistemas de ar-condicionado. Em 2021 o Governo Brasileiro publicou um aprimoramento para o RTQ-C renomeando-o para INI-C que, dentre outras alterações, apresenta método simplificado de avaliação do percentual de horas em conforto térmico (PHOCt) para espaços naturalmente ventilados. Este trabalho, então, tem como objetivo analisar a aplicabilidade e as eventuais limitações deste método utilizando como estudo de caso edificações do campus Pampulha da UFMG. Para tal avaliou-se a possibilidade de aplicação do método em edificações de geometrias diversas e comparou-se os resultados desse método com resultados obtidos através de simulação com o software EnergyPlus. As 82 edificações consideradas de interesse para o estudo foram divididas em três grupos de acordo com a aplicabilidade do método com relação aos aspectos geométricos, sendo eles: 1) aplicável, 2) aplicável com ajustes e 3) não aplicável. Observamos que 16% das edificações pertencem ao grupo 1, 61% ao grupo 2 e 23% ao grupo 3. Caso os limites de transmitância térmica e absortância da cobertura e limite da variação entre APPs também sejam levados em consideração, apenas 1 edificação atenderia aos limites do metamodelo (1,2%). As edificações do grupo 1 resultaram em PHOCt entre 53% e 97% sendo que as edificações com maiores densidades de ocupação e ambientes internos pequenos tenderam a ter os piores resultados e aquelas com menores transmitâncias térmicas da cobertura tenderam a ter os melhores resultados. Além disso, o método simplificado foi aplicado com modificações em 3 edificações que pertencem ao grupo 2 e os resultados foram comparados com simulações computacionais. As diferenças percentuais no PHOCt variaram entre 2% e 6%, o que foi considerado um resultado satisfatório para o método simplificado mesmo com os ajustes que se fizeram necessários. Por ora, consideramos o novo método capaz de promover uma avaliação geral de soluções de ventilação natural nas edificações, mas para isso deve-se avaliar ajustes aceitáveis em seus parâmetros de entrada de forma a ampliar sua aplicação.
Referências
ALMEIDA, R. M. S.; FREITAS, V. P. Indoor environmental quality of classrooms in Southern European climate. Energy and Buildings, v. 81, p 127-140, 2014.
ASHRAE. Standard method of test for the evaluation of building energy analysis computer programs, ASHRAE 55-17. Atlanta, GA, 2017.
BRASIL. Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Portaria n.º 248, de 10 de julho de 2018. Consulta Pública - Aperfeiçoamento do Regulamento Técnico da Qualidade para a Classe de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos. Diário Oficial da União: seção 1, ano 155, n. 133, p. 335, Brasília, DF, 12 jul. 2018. Available at http://www.inmetro.gov.br/legislacao/rtac/pdf/RTAC002520.pdf. Access in: 12 may 2020.
MEDEIROS, H. G. Método simplificado de avaliação de conforto térmico para ambientes ventilados naturalmente ou híbridos do INI-C: desempenho e limitações. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e patrimônio Sustentável da UFMG, 2022.
RACKES, A.; MELO, A. P.; LAMBERTS, R. Naturally comfortable and sustainable: Informed design guidance and performance labeling for passive commercial buildings in hot climates. Applied Energy, n. 174, p. 256-274, 2016. DOI: 10.1016/j.apenergy.2016.04.081
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Roberta Vieira Goncalves de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).